Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

5 áreas comuns do condomínio que valorizam o imóvel

Data de publicação:

5 de maio de 2022

Categoria:

Vida em condomínio

Leitura:

6 minutos

Investimento nesses espaços melhora a qualidade de vida dos moradores

O direcionamento de aplicações a áreas comuns do condomínio pode mudar completamente a perspectiva dos compradores. Através dessa ação, é possível valorizar um conjunto de imóveis simultaneamente, sejam eles apartamentos ou casas.

Mesmo que haja uma variabilidade imensa na preferência de consumidores, existem alguns espaços que são mais democráticos. São eles:

  1. Área fitness;
  2. Área gourmet;
  3. Brinquedoteca;
  4. Salão de jogos;
  5. Salão de festas.

Quer saber sobre cada um desses tópicos? Continue no nosso artigo.  

Por que investir nas áreas comuns do condomínio?

A adesão a condomínios de apartamentos tem sido cada vez maior em grandes centros urbanos, e São Paulo, talvez, seja a melhor referência nesse sentido. Considerada, em 2020, como a principal metrópole do país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade não parou de crescer, tanto pelo impulso de pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas.

Em um material dedicado a esse estudo, o Valor Econômico destacou que “(…) o instituto lembrou que esse centro urbano tem arranjo populacional de 21,5 milhões de habitantes em 2018 e representava 17,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016”.

Na prática, isso representou uma explosão no número de apartamentos domiciliares, e não somente nesse período. Em 2021, São Paulo alcançava, pela primeira vez em sua história, mais residências verticais do que horizontais, de acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID-FAPESP), reportada pelo G1.

Segundo o material, em duas décadas a cidade registrou um crescimento considerável de imóveis nessa categoria, que subiram de 767 mil para 1,38 milhão. Em contrapartida, as casas foram de 1,23 milhão para 1,37 milhão.

Apesar de indireto, um dos efeitos colaterais desse movimento para administradoras, corretores, empreiteiras e imobiliárias é a necessidade de se valorizar espaços que, em outros momentos, não possuíam tanta concorrência. Além disso, para os próprios moradores, esse debate é válido para melhorar a qualidade de vida nos espaços comuns..

Afinal, o que é mais valorizado nas áreas comuns do condomínio?

Ainda que seja impossível estabelecer um padrão  que agrade a todos os potenciais compradores, alguns segmentos tendem a chamar a atenção de um maior grupo  de pessoas. Entre eles, estão locais como:

1. Área fitness

O nome rebuscado pode sugerir que a área fitness seja apenas uma academia comum. No entanto, é cada vez mais comprovado que ambientes desse gênero precisam fugir de modelos tradicionalistas, uma vez que, idealmente, devem se adaptar a novas formas de se praticar exercícios.

Dessa forma, consultar arquitetos, engenheiros e profissionais ligados à educação física são algumas das ações práticas que podem mudar completamente esse cenário.

2. Área gourmet

Assim como no tópico anterior, a área gourmet é uma tentativa de se modernizar um ambiente, até então, restrito a um determinado modelo de vida. Nesse caso, a busca é por desconstruir um espaço gastronômico exclusivamente dedicado ao consumo de carne, característica que já não é tão universal quanto antes.

Seja por questões financeiras ou por razões meramente ideológicas, esse insumo tem sido frequentemente desconsiderado pela população nacional. Dados levantados pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), reportados pela Agência Brasil em 2021, mostram que 46% dos brasileiros, por vontade própria, já não comem carne pelo menos uma vez por semana.

3. Brinquedoteca

Entre todos os pontos apresentados até o momento, a brinquedoteca é a primeira valorizadora das áreas comuns do condomínio a seguir uma cartilha antiga, mas que continua atual.

Afinal, este espaço continua sendo prioridade para muitas famílias que procuram espaços que se adaptem aos seus pequenos, principalmente como uma forma de fugir do cotidiano caótico dos grandes centros.

Uma observação interessante, porém, é não se restringir ao entretenimento de crianças de uma única faixa etária, e sim procurar formas de promover espaços divertidos e educativos para mais de um grupo, preferencialmente de forma que eles interajam entre si.

4. Salão de jogos

O salão de jogos é uma das áreas comuns do condomínio mais democráticas desse segmento. Através dela, é possível projetar espaços que promovam o desenvolvimento físico e mental das pessoas de maneiras bastante distintas.

Seja através de jogos eletrônicos em consoles até a utilização de videogames com sensores de movimento ou mesas de sinuca, tabuleiro entre outros, essa opção se mostra, a cada dia, como uma das mais viáveis para valorizar qualquer empreendimento.  

5. Salão de festas

Por fim, o salão de festas é um dos investimentos mais certeiros na busca pela valorização de áreas comuns do condomínio. Afinal, se comparado a outras possibilidades, este tópico é um dos mais democráticos, ao menos teoricamente.

Na prática, porém, é preciso que haja muito cuidado ao se direcionar aplicações para esse segmento. Além de uma estrutura de qualidade, que supra todas as necessidades dos usuários, é preciso que esses espaços sejam utilizados de maneira consciente, sem incomodar outros moradores.

Pode parecer simples, mas esse tema é um dos mais debatidos entre síndicos e especialistas nesse setor, principalmente por conta dos limites a serem impostos. Por isso, antes que esse planejamento se concretize, é necessário que se construa uma base composta por todas essas considerações.

Vale destacar, ainda, que a utilização desses espaços, idealmente, não deve ser feita de maneira desordenada. Em geral, recomenda-se a contratação de profissionais qualificados para cada um desses lugares, principalmente para as áreas fitness, em que o uso incorreto de equipamentos pode ocasionar lesões.

Desfrute dos resultados

Com a construção dessas áreas variando entre curto, médio e longo prazo, principalmente a depender do espaço em que serão desenvolvidas, é notório que, para muitos indivíduos, seja mais prático investir em espaços prontos, que não exijam nenhuma espera para serem  utilizados.

Não perca tempo! Entre em contato com a Conx!

Há anos atuando no segmento de imóveis, a Conx conquistou espaço e se concretizou no mercado nacional como uma das melhores alternativas para se adquirir apartamentos.

Por isso, se está à procura de espaços para aproveitar áreas comuns do condomínio, entre em contato com a Conx.

Para não perder nossos conteúdos e outras dicas do mercado imobiliário, faça seu cadastro abaixo:


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx