Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Como está o interesse em compra de imóveis no Brasil?

Data de publicação:

17 de setembro de 2022

Categoria:

Compra de imóvel

Leitura:

3 minutos

comprar imóveis

Saiba como está o mercado brasileiro para a compra de imóveis para os brasileiros

Uma pesquisa realizada pelo Quinto Andar, em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que 87% dos brasileiros sonham com a casa própria, atribuindo uma importância média de 9,7 pontos em uma escala de 0 a 10. 

Empatado com o desejo pela compra de imóveis está o interesse profissional, seguido pela estabilidade financeira, que teve uma média de 9,6. O interesse pelo casamento obteve a média mais baixa, cerca de 6,9. 

Outros fatores considerados na pesquisa são plano de saúde (9,2), religião (9) e filhos (7,9). Entre os entrevistados, 91% dos que priorizam a compra de imóveis têm entre 21 e 34 anos, afastando a ideia de que jovens não se interessam pelo acúmulo de bens. O sonho da casa própria cai para 81% entre os entrevistados com mais de 60 anos.

Novas exigências para a compra de imóveis

A pesquisa realizada pela startup também aponta que o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus alterou as preferências de mais de 3.000 brasileiros com perfis diversos em relação à compra de imóveis

Isso se deve, principalmente, ao crescimento do home office, já que muitas empresas aderiram permanentemente à modalidade de trabalho e outras optaram por um regime híbrido.

Em busca de um imóvel destinado ao descanso e ao trabalho, mas mantendo os espaços separados para evitar distrações e interrupções, os compradores estão cada vez mais interessados em casas e apartamentos que disponham de um quarto extra ou um espaço planejado para o home office. 

A partir da pesquisa também foi possível identificar que as mudanças nos hábitos de compra de imóveis é mais frequente entre as classes A e B.

Outras exigências recorrentes são que o espaço seja pet friendly, afinal, os animais de estimação já fazem parte de aproximadamente 60% dos lares brasileiros; e que a moradia tenha um espaço que possa ser destinado à meditação e práticas religiosas. 

Como os brasileiros passaram a cozinhar com mais frequência, cozinhas que oferecem mais praticidade também ganharam relevância na compra de imóveis.

Situação atual de moradia no Brasil

A pesquisa, que envolveu mais de 3.000 pessoas entre as regiões Sudeste (44%), Sul (15%), Centro Oeste (8%), Nordeste (26%) e Norte (8%), aponta que 7 em cada 10 brasileiros já possuem moradias próprias, sendo que 62% desses imóveis já estão quitados e 8% são financiados. Entre os 30% que não conquistaram o sonho da casa própria, 27% dos entrevistados pagam aluguel e 3% vivem em imóveis cedidos.

O interesse pela compra de imóveis é maior entre as classes C, D e E, afinal, são os grupos que encontram maiores obstáculos na realização do sonho da casa própria

Como facilitador, existem programas como o Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, além de condições especiais fornecidas pelas incorporadoras.

Venha realizar o sonho da casa própria com a Conx! Converse com nossos consultores para conhecer nossas opções de imóveis e todas as vantagens da negociação 100% digital.

Entre em contato com a Conx

Welconx

Para não perder nossos conteúdos e outras dicas do mercado imobiliário, faça seu cadastro abaixo:


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx