Inscrição imobiliária: o que você precisa saber sobre ela?
13/12/2024
Leitura: 5 minutos
Compra de imóvel
13 de dezembro de 2024
Inscrição imobiliária: o que você precisa saber sobre ela?
Bairros
12 de novembro de 2024
Morar na Zonal Sul: Quais as vantagens de escolher essa área para viver em SP
Conheça mais sobre a região da Vila Romana
Data de publicação:
14 de junho de 2023
Categoria:
Bairros
Leitura:
7 minutos
Tradição e modernidade se encontram no bairro da Vila Romana que vem atraindo moradores e empresas. Conheça algumas curiosidades e mais aspectos sobre esse bairro encantador.
Localizada na Zona Oeste de São Paulo, entre as regiões da Lapa e da Pompeia, a Vila Romana é um bairro tradicional da cidade que vem se destacando cada vez mais. Entre os motivos que a fazem atrativa estão uma excelente localização, com ruas arborizadas e que apresentam maior qualidade de vida.
Segundo um levantamento feito pela Folha de S.Paulo, o bairro está entre uma das localizações mais valorizadas da capital pela quantidade de comércios, serviços, lazer e suas características residenciais, além dos aspectos históricos.
Para que você conheça mais sobre a Vila Romana, a Conx reuniu neste artigo diversos fatos sobre a Vila Romana. Confira abaixo:
Com a expansão e urbanização do bairro da Lapa em meados da década de 1950, e a chegada de imigrantes italianos, se abriu espaço para pequenas propriedades rurais loteadas ao redor da região.
Por isso, pode-se dizer que a região é um pedaço da Itália, mais especificamente, com traços da Roma antiga. A história da capital da Itália tem muitos pontos em comum com o bairro paulista, por esse motivo personagens históricos dão nome às principais ruas e também em sua arquitetura encontramos traços da influência italiana.
Um dos exemplos é o prédio do Sesc Pompeia, construído em 1986 e assinado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Considerado uma obra de arte, o prédio tombado está entre as 25 obras mais significativas da arquitetura pós-Segunda Guerra Mundial, de acordo com levantamento do The New York Times.
Cada rua da Vila Romana carrega uma personalidade própria baseada em um personagem da Antiguidade que homenageia. Os destaques vão para imperadores, deuses e oradores famosos.
Alguns exemplos são:
Essas são só algumas das ruas desse bairro que tem ampliado suas opções de cultura e lazer e também na área de construção civil o que faz com que atraia novos moradores ou investidores que querem viver nesse lugar histórico e aconchegante ou obter lucro.
O estilo arquitetônico da Vila Romana é antigo, casas conservadas e patrimônios tombados e históricos fazem parte da localidade. Um grande exemplo disso é a charmosa Casa Amarela, localizada na Rua Camilo, 955.
Construída em 1921 pelo italiano Angelo de Bortoli, é considerada por muitos um espaço de memória. E hoje abriga um centro de exposições de arte e cultura. No passado, esse lugar acomodou uma grande quantidade de imigrantes italianos recém-chegados a São Paulo
Hoje a Vila Romana abriga os dois tipos de estilos, conservador com estes patrimônios e casas mais antigas e, ao mesmo tempo, moderno com edifícios e empreendimentos. Essa mistura valoriza cada vez mais a região.
Em 2020, de acordo com a revista Exame, a região da Vila Romana teve valorização de vinte e oito por cento no ano.
O bairro pertence ao distrito da Lapa, como mencionado acima tem o SESC Pompeia nas suas proximidades, com agenda cultural, esportiva e de lazer.
O tradicional Teatro Cacilda Becker localizado na Rua Tito em dias de espetáculos, a bilheteria funciona até 20 minutos após o início da sessão, sendo uma ótima opção cultural.
Nos arredores há também o Shopping Bourbon, com uma boa lista de lojas, Espaço de Cinema Itaú com salas amplas e o Teatro Bradesco. Dentro deste complexo também fica o Zafari, um dos principais supermercados que atende a região.
Na região você também tem acesso ao Allianz Parque, onde pode assistir aos jogos de futebol, ir a shows e concertos de música, e também ser sócio do clube
Os amantes de passeios ao ar livre podem desacelerar a rotina do dia a dia ao frequentar os Parques da Água Branca ou o Villa Lobos, curtindo a natureza que é ótima para uma caminhada em família.
A Vila Romana fica estrategicamente próximo da Barra Funda, Lapa e Pompeia. O bairro possui fácil acesso a importantes localidades, como as avenidas Pompeia, Cerro Corá, Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, entre outras.
Em questão de transporte público a região possui diversas possibilidades, linhas de ônibus e proximidade com a estação de metrô Vila Madalena, as linhas 8-Diamante e 7-Rubi da CPTM.
Alguns bares, restaurantes e pizzarias que separamos:
Fumée: Com o slogan “Onde há fogo há fumée”, é um local com um cardápio bem interessante, mediterrâneo, onde você pode apreciar um bom bacalhau e outros pratos feitos na brasa.
Galpão da Pizza: Ambiente amplo, animado e aconchegante, suas pizzas são preparadas em forno a lenha e também há opção de pães e saladas. Localizado na Rua Dr Augusto de Miranda, 1156, vale a visita.
Restaurante japonês SUSHI YATO: Restaurante na rua Tonelero, 661, moderno que possui rodízio de sushi, sashimi e pratos quentes e ambiente ao ar livre.
Vassoura Quebrada: Local temático com coquetéis que lembram poções mágicas, e hambúrgueres com nomes diferentes. Fica na rua Desembargador do Vale, 836
Bar e Tabacaria Grandes Amigos: Localizado na rua Gurupá número 3, este é um excelente local para encontrar amigos se você curte tomar uma cerveja enquanto fuma um charuto ou um cachimbo.
Merci Padaria: Padaria tradicional, confeitaria e que também tem disponibilidade de serviço de buffets e sanduíches além de pratos executivos, bem próximo à Vila Romana, fica localizada na rua Tito.
O bairro antes tinha pequenos sobrados e atualmente tem sido cercado por construções de prédios novos, bares e restaurantes.
Devido a fatores como o IDH (Índice de desenvolvimento Humano) do distrito de Perdizes que está em torno de 0,957, o valor do metro quadrado na região está ficando cada vez mais valorizado.
Em sua origem a região tinha uma composição bem suburbana, como foi mencionado acima, mas, foi mudando ao longo do tempo e hoje é possível dizer que é uma região de classe média em constante expansão.
Na média, o metro quadrado da Vila Romana segue o padrão da Zona Oeste, variando sempre da localização, tamanho e tipo do imóvel.
Agora que você já sabe mais sobre a Vila Romana, chegou o momento de realizar o sonho da compra do seu apartamento ou casa.
Gostou do nosso artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.
Fique por dentro das novidades da Conx