Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

4 Dicas para Sair do Aluguel de Uma Vez por Todas

Data de publicação:

29 de outubro de 2020

Categoria:

Compra de imóvel

Leitura:

3 minutos

4 Dicas para Sair do Aluguel de Uma Vez por Todas

Investir em um imóvel é dar um grande passo em sua vida pessoal. Essa atitude requer muita responsabilidade financeira e emocional, por isso receber informações relevantes ajudam na tomada das melhores decisões. Se o seu desejo é sair do aluguel e morar em um imóvel próprio, este texto é para você!

Reunimos 4 dicas sobre documentação, organização financeira, possibilidades de financiamento e outras informações necessárias para investir em um imóvel. Confira!

1. Realize um planejamento financeiro

A primeira dica é ter condições financeiras para isso. Realizar um planejamento financeiro ajudará a identificar quais são os gastos mensais, quanto você pode guardar e quanto ganhará no futuro.

Para facilitar a visualização, crie uma planilha para inserir as seguintes informações: gastos recorrentes, gastos isolados, valor reservado e valor necessário para metas desejadas. Acompanhe e atualize constantemente.

2. Avalie as possibilidades de investimento

Para quem precisa de ajuda para investir em um imóvel, uma das melhores possibilidades é realizar um financiamento. Consulte o seu banco para saber quais são as opções e encontrar a que se adequa ao que deseja. 

É possível também utilizar o FGTS no investimento de um imóvel, adquirir com um consórcio e escolher imóveis na planta. Essas opções variam no valor final e podem ser boas alternativas.

3. Pesquise diferentes imóveis para sair do aluguel

O ideal para realizar a escolha mais adequada com o seu momento é pesquisar bastante. Você também pode pedir ajuda a amigos que já tenham comprado um imóvel e de profissionais que entendem do assunto, como os corretores. 

Para quem tem família e busca um amplo espaço, casas e apartamentos grandes são ótimas opções. Já para os solteiros ou casais, apartamentos menores serão o suficiente para atender às necessidades do momento.

4. Considere o estado do imóvel

Ao pesquisar diferentes tipos de imóveis, é importante perceber como está o estado de cada um, pois isso fará a variação de preço. Arquitetos e engenheiros podem ajudar a analisar os imóveis para alertar se precisarão de muitas reformas após a compra. 

Tenha atenção a esse aspecto e, caso o imóvel necessite de alguns reparos, negocie com o vendedor ou imobiliária a respeito do valor. Lembre-se: a maioria dos imóveis precisará de pequenos reparos que podem ser fáceis, mas coloque no papel todos os gastos antes de negociar. 

Para sair do aluguel de uma vez por todas é preciso ter cautela e responsabilidade financeira. Realize um controle de gastos para saber qual o valor que você poderá investir em um novo lar. Dessa forma, tudo ficará mais fácil e você não passará por imprevistos financeiros.

Então, gostou das dicas para sair do aluguel? Se está procurando imóveis, confira as opções da Conx!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx