Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

O que é construção sustentável e como é aplicada nos empreendimentos Conx?

Data de publicação:

30 de novembro de 2021

Categoria:

Conx

Leitura:

4 minutos

O que é construção sustentável

Atualmente, a sustentabilidade é um dos valores mais importantes para empresas de diversos segmentos, tendo se tornado essencial na construção civil, devido ao número de recursos naturais que são utilizados e ao impacto ambiental que pode ser causado pelos processos.

Assim, muitas construtoras e incorporadoras optaram pela construção sustentável, como uma forma de garantir a proteção ambiental e a qualidade de vida.

Principais impactos da construção sustentável

Uma construção sustentável parte de três pilares: o respeito ao meio ambiente, a utilização consciente dos recursos naturais e o respeito aos moradores locais.

Pode-se dizer que a construção sustentável vai além do objetivo óbvio da proteção ambiental, sendo também uma forma de projeto social, que beneficia o ser humano e as comunidades.

Adotando essas práticas, a construção civil diminui consideravelmente o número de resíduos gerados durante uma obra, que pode chegar até 50% de todos os refugos gerados no Brasil atualmente, e adota métodos de reutilização, para que um número cada vez menor de entulhos seja depositado nos aterros sanitários.

Entre os benefícios da construção sustentável, também estão a redução dos custos da obra e a valorização do empreendimento, ou seja, a prática é financeiramente vantajosa para as construtoras a longo prazo, mesmo que o investimento inicial seja razoavelmente mais alto.

Para o meio ambiente, ajuda a racionar os recursos naturais, cada vez mais escassos, diminuir as emissões de CO2 e evitar o desperdício de matérias-primas.

Práticas sustentáveis

Algumas estratégias já estão sendo amplamente adotadas pelas construtoras, como o uso de madeiras reflorestadas, o reuso das águas fluviais, a opção por energias renováveis, como a solar e a eólica, e os processos de reciclagem, essenciais para a redução de resíduos.

Porém, conforme a demanda por sustentabilidade cresce no Brasil, soluções  mais avançadas de construção sustentável deverão surgir em breve.

Atualmente, a prática pode ser definida pelas seguintes ações:

  • Menor consumo de energia elétrica ou implantação de energias renováveis;
  • Menor consumo de água e soluções para o reuso da água da chuva;
  • Utilização de materiais ecológicos e não tóxicos durante a obra;
  • Reciclagem de todos os resíduos gerados durante a construção;
  • Preservação da fauna e da flora nativas;
  • Respeito às comunidades locais.

A Conx acredita em um futuro sustentável!

Acreditamos que a sustentabilidade é essencial, não apenas na construção dos empreendimentos, mas nas nossas ações diárias.

No escritório, criamos diversas diretrizes que devem ser seguidas por todos os colaboradores, a fim de contribuir para a preservação ambiental e a otimização dos recursos naturais.

As principais ações são as seguintes:

  • Separação do lixo, através da coleta seletiva, deixando as lixeiras das mesas apenas para papéis e retornáveis e a lixeira da copa para resíduos orgânicos;
  • Incentivos para que os colaboradores utilizem suas canecas personalizadas para bebidas quentes e a garrafa de alumínio para água, eliminando completamente a utilização de copos descartáveis;
  • Redução no uso de embalagens de vidro e, nas poucas vezes em que são utilizadas, realização do descarte apropriado.

Na construção dos empreendimentos, contribuímos para coleta seletiva e separação dos resíduos da obra, sendo uma caçamba para madeira, outra para gesso e outra para PVC.

Promovemos a economia de água, a partir de sistemas de aquecimento solar e reuso da água da chuva, além utilização de madeiras certificadas de reflorestamento.

Como planos para o próximo ano, estamos estudando a implantação da Gestão de Redução da Emissão de Carbono, através da calculadora de carbono do SINDUSCON.

Nossa meta é que todos os aspectos da construção sustentável sejam aplicados em todos os canteiros de obras dos empreendimentos Conx em um futuro próximo.

Atualmente, contamos com o Selo Casa Azul da Caixa, que certifica empreendimentos que adotam medidas de construção sustentável, oferecem soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade, promovem manutenção das edificações e auxiliam no desenvolvimento social e urbano.

Quer conhecer nossos empreendimentos? Acesse o nosso site ou visite um stand.



Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx