Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Decoração de cozinhas: como fazer?

Data de publicação:

26 de agosto de 2021

Categoria:

Decoração

Leitura:

4 minutos

Decoração de cozinhas pequenas: como fazer?

Um dos principais desafios para quem acabou de se mudar é pensar na decoração da cozinha, especialmente em áreas urbanas, onde é mais comum que as pessoas morem em apartamentos ou casas de condomínio, que, na maioria das vezes, contam com cozinhas pequenas, como o padrão americano. 

Com espaço um pouco mais limitado neste ambiente, é importante usar a imaginação para acomodar todos os seus pertences de uma forma bonita e bem organizada, que facilite o acesso e, consequentemente, otimize o tempo no dia a dia. Confira nossas dicas de decoração para cozinhas pequenas.

Invista em móveis planejados

A principal vantagem dos móveis planejados é a adequação perfeita ao ambiente, afinal, todo o design será personalizado pelo próprio morador ou por um profissional capacitado. As cozinhas pequenas devem contar com móveis totalmente funcionais, para que não haja desperdício de espaço, assim, caso haja alguma perda em largura, ela deve ser compensada na altura, profundidade e divisões internas do móvel.

Utilize o espaço vertical

Para quem não tem muito espaço na horizontal, verticalizar as cozinhas pequenas é uma excelente opção. Esse resultado pode ser obtido com a utilização de armários aéreos mais altos, prateleiras e nichos nos espaços vagos e até ganchos e organizadores de parede para guardar alguns utensílios e panelas. Apenas tome cuidado para não exagerar na decoração e transformar em poluição visual.

Utilize organizadores

Lembra que todos os espaços devem ser aproveitados em cozinhas pequenas? Utilizar organizadores de armários é uma excelente forma de dividir louças, acessórios e utensílios por categoria, o que resulta na otimização da organização e do tempo, afinal, não é necessário tirar tudo do lugar na busca por um objeto específico. 

Existem diversas opções de organizadores, incluindo aqueles que ajudam na verticalização, preenchendo todos os espaços entre prateleiras, como organizadores com ganchos para xícaras e canecas, organizadores horizontais e verticais para pratos, cestas aéreas para louças menores, prateleiras, móveis empilháveis e organizadores de gavetas.

Tenha eletrodomésticos funcionais

Com tantas opções de eletrodomésticos e portáteis disponíveis para auxiliar nas tarefas de cozinha, dá vontade de comprar tudo, porém, alguns destes acessórios desempenham funções muito parecidas ou são usados com uma frequência muito baixa. O ideal para proprietários de cozinhas pequenas é pesquisar bastante, para comprar apenas os eletros que sejam totalmente indispensáveis.

Dê preferência a cores e texturas sóbrias

Algumas cores e texturas podem passar a impressão de redução de espaço até em ambientes maiores, portanto, o ideal em cozinhas pequenas é investir em cores mais sóbrias para as paredes, móveis e revestimento, além das superfícies espelhadas. Caso queira complementar com alguma cor mais intensa, utilize-a apenas como complemento.

Abuse da iluminação

Além da luz central, utilize pontos mais focados, como spots de iluminação, arandelas, lustres sobre a bancada e faixas de iluminação entre os armários aéreos e balcões. Ambientes mais claros podem passar a impressão de expansão, o que, combinado às dicas anteriores, é essencial para valorizar cozinhas pequenas.

Confira 3 ideias de cozinhas pequenas para se inspirar

 

E aí, gostou do post? Aproveite e identifique seu estilo na decoração de casa. Abra a porta para o novo, conheça o Welconx. Sua história começa aqui.

Welconx

CADASTRE-SE PARA NÃO PERDER NOSSOS CONTEÚDOS E DICAS EXCLUSIVAS.


Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe a sua experiência!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx