Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Dicas de decoração para salas minimalistas

Data de publicação:

13 de setembro de 2021

Categoria:

Decoração

Leitura:

4 minutos

Dicas de decoração para salas minimalistas

Já ouviu falar que menos é mais? Essa é a base da decoração minimalista, que prioriza a simplicidade e praticidade em ambientes variados da casa. As salas minimalistas, seja de estar ou jantar, são formadas por elementos modernos, com foco em iluminação e um visual clean, que, juntos, passam a impressão de ambientes maiores. Bateu a curiosidade? Então,  confira nossas dicas!

Cores das salas minimalistas

Uma característica muito marcante em salas minimalistas é a paleta de cores. O mais comum é que as paredes sejam brancas e os detalhes sejam em cores neutras e sóbrias, como o preto, o cinza, o bege, o castanho, o azul e o verde. É importante lembrar que a valorização por cores claras prevalece, portanto, não é interessante abusar dos objetos escuros ou pretos, deixando-os apenas como cor de destaque.

Outro detalhe é o revestimento das salas minimalistas. É muito comum que ambientes que seguem esse estilo de decoração tenham materiais como madeira, mármore, granito, espelho e inox na composição de paredes, bancadas e divisórias, sendo que o chão pode ser revestido por pedra, madeira, linóleo ou cerâmica natural.

Móveis para salas minimalistas

Como a ideia é não exagerar na quantidade de elementos em salas minimalistas, é importante que os móveis sejam confortáveis, duráveis, de qualidade, com texturas simples e cores neutras. Na sala de estar, pode-se apostar em um sofá e poucas poltronas auxiliares, além de um rack, mesas laterais e de centro com linhas básicas. Caso inclua uma televisão, é recomendado que fique diretamente na parede.

Para decorar salas minimalistas de jantar, é interessante usar móveis que trazem muita elegância e modernidade para o ambiente, como conjuntos de mesas e cadeiras pouco convencionais, com design diferenciado, e um buffet moderno e com linhas básicas. Investir em peças com detalhes metálicos também é uma boa pedida para quem opta pelo estilo.

Decoração clean e funcional

É nessa parte que a organização é essencial para que as salas minimalistas não fujam do estilo desejado. Os objetos de decoração, assim como os outros elementos, devem ter cores sóbrias e neutras e um tom moderno, além disso, devem ser dispostos espaçados, em pequenas quantidades e ter um lugar determinado, para não causar poluição visual. 

Os objetos recomendados são esculturas que não contenham muitas informações, vasos modernos e elegantes, espelhos, para dar amplitude ao ambiente, e quadros com conteúdo bem básico, preferencialmente em preto e branco, que podem ser dispostos nas paredes, em prateleiras ou até mesmo no chão. Se quiser dar uma corzinha às salas minimalistas, é importante que os detalhes sejam bem pontuais.

Aqui, também entram os tapetes monocromáticos ou com padrões de estampa geométricos e discretos, que podem ser dispostos debaixo da mesa nas salas minimalistas de jantar ou na composição entre o sofá e os outros móveis na sala de estar; as cortinas, que devem ser finas e claras, para não impedir a entrada da iluminação natural; e as almofadas, que podem até ser utilizadas como objetos de destaque.

Iluminação abundante

A iluminação natural é muito valorizada na decoração de salas minimalistas, por isso, o ideal é o ambiente contar com grandes janelas de vidro. Mas mesmo que não seja possível trocar as janelas, é importante deixar o máximo de luz natural entrar no ambiente, combinando-a com objetos de iluminação com um design mais simples e básico, como spots de teto, arandelas, abajures e lustres modernos.

E aí, gostou do post? Aproveite e identifique seu estilo na decoração de casa. Abra a porta para o novo, conheça o Welconx. Sua história começa aqui.

Welconx

CADASTRE-SE PARA NÃO PERDER NOSSOS CONTEÚDOS E DICAS EXCLUSIVAS.


Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe a sua experiência!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx