Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

5 Tendências de Decoração de Casa e Apartamento

Data de publicação:

22 de outubro de 2020

Categoria:

Decoração

Leitura:

7 minutos

5 Tendências de Decoração de Casa e Apartamento. Sala com plantas e cores claras. 646 KB

Quanto mais ficamos em casa, maior é o desejo para tornar nosso lar aconchegante e bem decorado. Manter o ambiente em que você faz a maior parte das suas atividades limpo, organizado e com o seu estilo torna o cotidiano muito mais agradável. Como sabemos que existem muitas opções e estilos na internet, resolvemos auxiliar você com as principais tendências de decoração.

Dessa forma, você poderá escolher o que mais combina com a sua personalidade. Confira!

1. Móveis e objetos minimalistas

tendência decorativa minimalista

Para pessoas mais discretas e que procuram menos elementos dentro do lar, a decoração minimalista é uma ótima opção. Já faz alguns anos que ela virou uma tendência e é amplamente utilizada não só dentro de casa, mas também em escritórios, empreendimentos e outros ambientes. 

Geralmente, a tendência de decoração minimalista é aplicada em ambientes menores, então para quem mora em apartamentos é uma ótima opção. Isso porque menos é mais nesse caso. Portanto, os móveis são menores, sem tirar a utilidade e o estilo. 

Os móveis de madeira clara com toques de cores clássicas, como o preto e branco, são muito utilizados, pois transparecem uma textura mais limpa, deixando o ambiente visualmente livre.

As estampas acabam ficando de lado, mas isso não precisa ser uma regra. O segredo do minimalismo é saber equilibrar as cores e a quantidade de itens. Por exemplo, na sala de estar opte por um sofá em cor neutra, como o cinza, o preto ou o branco, e adicione almofadas estampadas, com listras ou elementos geométricos, que combinem com o tom do móvel.

Nas paredes de cada cômodo é possível investir em tom sobre tom, criando uma paleta de cores mais uniforme e clássica. Isso dará um toque moderno e charmoso em seu lar. Aqui, também é possível investir em formas geométricas, como dividir as paredes com dois tons de cores ou adicionar triângulos em tons diferentes.

Luminárias, abajures, tapetes, plantas, banquetas, livros e itens pessoais mais afetivos, como porta-retratos, também ajudam a tornar a casa mais aconchegante e com sua personalidade.

 2. Tons monocromáticos

tendência decorativa monocromática

Aproveitando a tendência minimalista, os tons monocromáticos também entram em cena nas tendências de decoração para casa e apartamento. A escolha das cores vai variar de acordo com a sua preferência. Então, nada impede você de criar ambientes coloridos e alegres ou ambientes mais sóbrios e clássicos.

Para que você tenha mais referências, pesquise a escala de cores, dessa forma você saberá quais tons combinam mais e poderá aplicar na decoração. Quando falamos sobre cores monocromáticas, queremos dizer que o ambiente terá a decoração trabalhada com uma só cor, mas em diferentes tonalidades. 

O quarto é um ótimo ambiente para aplicar a tendência monocromática porque é um ambiente em que devemos relaxar. Se não escolhermos bem, ter cores diferentes e intensas pode causar o efeito inverso. Por isso, aposte em quadros delicados e cores pastéis ou neutras, como os tons de azul, para esse ambiente. 

Na sala, cores vivas, como o rosa e o amarelo, caem bem. Mescle a decoração com o branco para que o ambiente não fique enjoativo. E que tal uma cozinha colorida? O verde turquesa, o laranja e o lilás caem bem. 

Se você prefere cores mais clássicas, basta optar por uma paleta de cores neutras, mesclando o branco, preto e cinza, por exemplo. Móveis de madeira, granito ou ferro darão um toque ainda mais gourmet ao ambiente.

Para que a decoração não fique repetitiva, basta equilibrar deixando as paredes com tonalidades mais claras e os móveis, eletrodomésticos e itens maiores de decoração em tons mais escuros. 

 3. Espelhos geométricos

tendências de decoração espelhos geométricos

Espelhos são ótimos aliados para quem busca ampliar o espaço. Além disso, eles são ótimos para decorar diferentes ambientes. Atualmente, existem diferentes molduras e formatos no mercado para investir e transformar a decoração.

A cor rosê gold nos itens de metal, como nas molduras de espelhos, oferece leveza e sofisticação. O modelo de espelho Adnet, que é redondo e envolto por um cinto de couro, também está presente nas tendências de decoração mais modernas. Este fica lindo em diversos cômodos da casa, como banheiros, quartos e salas. 

As formas geométricas também se aplicam aos espelhos, sendo possível encontrar conjuntos dos modelos triangulares e hexagonais. A segunda opção relembra a aparência de uma colmeia de abelha, causando impacto e deixando o ambiente contemporâneo. É também uma boa alternativa para o quarto das crianças, já que torna o local mais alegre. 

Modelos de espelho com molduras que formam desenhos, como mandalas, sol, lua e até olhos, são outras opções modernas para investir. Formatos e cores não faltam, basta escolher a que mais combinar com o seu ambiente e personalidade. 

Se deseja ampliar um dos cômodos, o ideal é investir em um espelho que cubra a parede inteira. Geralmente, os modelos são divididos, facilitando a aplicação e evitando que se partam durante o transporte.

4. Iluminação pendente 

tendências de decoração iluminação pendente

Outro item importante para deixar o ambiente mais aconchegante, alegre e de acordo com as atividades de cada cômodo da casa é a iluminação. Luzes fortes ou fracas demais causam um incômodo e, às vezes, nem sabemos o real motivo, por isso é essencial prestar atenção nesse aspecto. 

Lâmpadas vintage e com fios pendentes também estão nas tendências de decoração. Elas deixam o ambiente mais intimista sendo ideais para a sala de estar, os quartos e as varandas. Há modelos de luminárias de aramado em formatos geométricos que dão um toque de modernismo na decoração.

Além das diversas opções de luminárias, há também variações de formatos das lâmpadas, como os de globo, bulbo, vela e bolinha. Os fios pendentes também variam, podendo ser revestidos com cordas, deixando o ambiente mais rústico ou totalmente pretos — bem clássico. 

5. Macramê, crochê, bordados e plantas

tendências de decoração arte manual

Engana-se quem ainda pensa que o crochê, o macramê e o bordado são técnicas e estilos apenas para as vovós. As práticas foram reinventadas e estão bem modernas, com frases e estampas diferentes — agradando bastante. 

Bordados em bastidores delicados podem ser pendurados nas paredes, dando um toque bem pessoal para sua casa. Já o macramê é utilizado para segurar vasos de plantas, deixando-os pendentes no ambiente, além de ter modelos diversos para decorar as paredes também.

Falando em plantas, elas também são ótimas para decorar a casa e deixar o lar com mais vida. Invista em vasos com cores diferentes ou renove os que você já tem, pintando, desenhando e criando diferentes estampas. Essa é uma atividade que ajuda a relaxar.

Espadas de São Jorge, samambaias, suculentas, cactos, orquídeas, entre outras plantas deixam a casa linda e protegida. Escolha as opções que mais combinam com você e lembre-se de cuidar bem delas.

Para deixar seu lar bem confortável e com a sua personalidade, busque referências diversas. Dessa forma, você poderá unir estilos e, aos poucos, ajustar cada cômodo — deixando tudo lindo!

Pesquisar online sobre os diferentes preços de móveis, tintas, itens de decoração e até mesmo serviços de pessoas que podem ajudar você a realizar essa mudança também é importante para saber quais são as melhores opções em relação a suas finanças. 

Então, gostou das tendências de decoração que apresentamos ao longo do texto? Se quiser saber mais, inscreva-se em nossa newsletter e receba os próximos posts do blog!


 

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx