Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Entenda quais são as fases da obra de um empreendimento

Data de publicação:

18 de julho de 2022

Categoria:

Empreendimentos

Leitura:

5 minutos

Entenda quais são as fases da obra de um empreendimento

A perfeita entrega de um empreendimento inclui etapas da obra bem definidas, atendendo aos requisitos legais e à satisfação do cliente. 

Comprou um apartamento na planta e não vê a hora de se mudar? É preciso muita calma nessa hora, pois a construção de um prédio envolve várias etapas, desde a escolha do terreno, o projeto arquitetônico, até o tão sonhado momento da entrega das chaves e a mudança.

Quem comprou ou tem planos de comprar um imóvel em construção tem muita curiosidade para saber o que acontece nas principais fases da obra.  Você sabe quantas fases de obras existem até a conclusão de um empreendimento? 

Para você entender mais sobre essas fases, continue lendo o artigo!

PROJETO 

Para iniciar a construção de um empreendimento é necessária a criação de um projeto com todas as características da construção. Nele, estão todas as informações e diretrizes necessárias para o andamento da obra.

A escolha do terreno é um dos primeiros passos do projeto, considerada uma etapa importante, não só no quesito mobilidade e valorização do imóvel, bem como se a área escolhida é apropriada para esse tipo de construção. Ou seja, além da localização que atenda às necessidades de mercado, deve-se levar em conta também as questões geográficas e topográficas.

INÍCIO DA OBRA 

Após as aprovações legais, orçamento e planejamento, a obra, efetivamente, tem início. A escavação é a primeira etapa desse processo, com o preparo do solo, a terraplanagem para o recebimento das fundações.

Quando a escavação não é feita de forma correta, o resultado é um verdadeiro desastre, que vão desde rachaduras até mesmo o imóvel ser considerado inapropriado.

FUNDAÇÃO 

A Fundação servirá como uma base sólida para segurar o peso da edificação. Seu objetivo é evitar que a construção despenque ou afunde, por isso sua estrutura é composta por concreto e ferro, distribuindo o peso do edifício por toda sua extensão. 

ESTRUTURA 

A estrutura é o esqueleto do empreendimento, é quando ele começa a tomar uma forma.  Essa estrutura é composta por um grupo de peças estruturais, como vigas, pilares, lajes, sapatas e cintamentos, entre outros. Seu ritmo de execução é que vai ditar o andamento da obra. 

ALVENARIA  

Na sequência, na fase da alvenaria, é realizada a construção das paredes do edifício, tanto as de sustentação como as divisórias internas. Ao passo que as paredes são construídas, são também assentados blocos e vãos para a instalação de batentes de portas e janelas. O passo final na alvenaria é a realização do chapisco e do reboco para deixar as superfícies prontas para receber o acabamento por meio de revestimentos. 

ACABAMENTO 

É uma das fases mais longas, em que são feitas a forração de gesso, assentamento dos pisos e revestimentos, janelas, portas e os demais itens de acabamento. Durante a fase do acabamento interno são feitas as instalações hidráulicas, elétricas, de telefonia, internet e TV a cabo, além da tubulação de gás natural. Só depois disso, o gesso no teto é aplicado, paredes e pisos são revestidas e assentadas as esquadrias, portas e pias. 

Já a parte externa é voltada ao paisagismo do prédio, com pintura das paredes externas e calçadas, além de outros detalhes necessários. O acabamento não é só estético, mas também serve para proteger a estrutura do empreendimento contra as ações do clima. 

VISTORIA  

Após todas as fases acima serem finalizadas, a incorporadora ou construtora faz uma revisão de todos os itens. É nesse momento que possíveis imperfeições são corrigidas. Nessa última etapa, o condomínio já está instalado – seguindo os procedimentos legais, pronto para ser habitado.  

ENTREGA DAS CHAVES 

Após fazer o registro do imóvel, o pagamento do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso) e da Taxa do Registro, é agendada uma vistoria com cada proprietário. Se tudo estiver completamente em ordem, durante a assembleia-geral, as chaves são entregues aos futuros moradores.  

Agora que você já sabe tudo sobre como funcionam as fases de obra de um empreendimento, que tal conferir algumas dicas para acertar na escolha da construtora? Aproveite para acessar o site da Conx e conferir os nossos lançamentos. Além de cidade e região, você pode filtrar pela fase de uma obra, desde os que estão em lançamento até os prontos para se mudar!

Entre em contato com a Conx

Welconx

Para não perder nossos conteúdos e outras dicas do mercado imobiliário, faça seu cadastro abaixo:


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx