Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Conheça o Impacto da Liderança Feminina no Mercado Imobiliário

Data de publicação:

23 de dezembro de 2020

Categoria:

Mercado Imobiliário

Leitura:

4 minutos

Conheça o Impacto da Liderança Feminina no Mercado Imobiliário

Você sabia que até o ano de 1958, somente homens podiam trabalhar como corretor de imóveis? Essa proibição tinha até lei! Era prevista pelo artigo 37 da Lei nº 556, que foi revogado pelo Tribunal de Justiça, e finalmente abriu caminho para que as mulheres pudessem exercer essa profissão no Brasil.

Desde então, a liderança feminina no mercado imobiliário é muito significativa e essencialmente importante. Neste novo cenário, as mulheres continuam enfrentando diversos desafios, mas são símbolos de luta, evolução, profissionalismo e, claro, sucesso. Continue a leitura!

Veja como a presença feminina está crescendo no setor

Já faz alguns anos que a mulher rompe paradigmas, ocupa áreas que antes eram dominadas pela presença masculina e, com muito profissionalismo, assume cargos de liderança. 

De acordo com uma pesquisa recente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), na última década, a atuação feminina no segmento imobiliário cresceu 144%. Esses números representam mais de 30% do número de profissionais que são legalmente registradas. 

E a atuação das mulheres não para por aí! Segundo um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a participação feminina no mercado de trabalho deve continuar crescendo até 2030, mais do que os homens, inclusive. O IBGE divulgou um estudo que mostrou que entre os anos de 2012 e 2018, quase dois milhões de mulheres conquistaram carteira assinada.

Conheça os principais desafios da liderança feminina no mercado imobiliário

A liderança feminina no mercado imobiliário proporciona ao segmento uma visão atual, administrativa e política. Em um segmento que é tão tradicional e fechado, esse olhar detalhista, cauteloso e minucioso é fundamental para uma tomada de decisão estratégica e flexível. 

Mas as mulheres ainda precisam lutar contra o machismo todos os dias. Quando assumem cargos de liderança, entram em uma luta diária e incansável para conquistar direitos que são inerentes a todo ser humano. 

Apesar de todos os obstáculos, elas estão marcando presença no setor imobiliário. Os principais desafios em seu cotidiano são: preconceito, jornada dupla, machismo, salário incompatível com sua atuação, assédio sexual e moral, entre outros.

Saiba como a Conx supera os estereótipos de gênero

Quando o assunto é liderança feminina e ocupação de profissionais mulheres no setor imobiliário, a Conx deposita toda confiança necessária em suas colaboradoras. A empresa conta com um time de 75 pessoas, sendo que 56 são mulheres!

Além disso, dentre 20 cargos de gestão, 11 deles são exercidos por mulheres, correspondendo a 55% de toda liderança da construtora e incorporadora! Em entrevista ao Blueprint (você pode conferir a matéria completa aqui), a responsável pelo marketing da Conx, Tirza Rodrigues, explica que não precisou se esforçar para conquistar esses números, tudo acontece de forma natural, afirma.

Isso porque Tirza também comenta que a empresa preza por uma gestão horizontal. Nos casos de licença maternidade, as mulheres são acolhidas com tranquilidade e todo o respeito.

Aos poucos, a liderança feminina no mercado imobiliário está crescendo. Para isso, as empresas precisam oferecer um ambiente de trabalho saudável e igualitário, além do investimento em diversas iniciativas que visam reduzir os desafios que as mulheres ainda precisam lidar todos os dias e fornecer um espaço de autonomia e segurança para que elas também alcancem o sucesso. A Conx apoia esse avanço!

Gostou das informações deste texto? Aproveite e assine a newsletter para receber todas as novidades do blog diretamente em seu e-mail!


 

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx