fbpx

Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

5 opções para ter um apartamento sustentável

Data de publicação:

10 de fevereiro de 2022

Categoria:

Organização

Leitura:

4 minutos

apartamento sustentável

Confira 5 dicas básicas sobre sustentabilidade para quem está começando a abraçar essa causa tão importante e quer ter um apartamento sustentável

A demanda pela preservação ambiental e a preocupação com as mudanças climáticas estão cada vez maiores, portanto, já passou da hora de adotar ações diárias que ajudem a manter o apartamento sustentável.

Veja o que você pode fazer de forma simples para ter uma apartamento sustentável.

Lâmpadas econômicas

O primeiro passo para ter um apartamento sustentável é trocar as infames lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que trazem como benefícios a durabilidade e o baixo consumo energético.

Embora as lâmpadas incandescentes sejam pouco usadas atualmente, algumas pessoas ainda optam pelo modelo devido ao seu baixo custo, sem saber do prejuízo financeiro que elas causam a longo prazo.

Como opção mais popular, é indicado o uso das lâmpadas fluorescentes, que têm um custo de aquisição baixo, comparadas às lâmpadas de led, porém, com menor durabilidade.

Atualmente, essas são as lâmpadas mais presentes nos lares brasileiros, embora não seja a opção de iluminação artificial que mais contribui para tornar o apartamento sustentável, afinal, demandam um descarte específico, que nem sempre é respeitado.

Iluminação natural

Ainda pensando na economia de energia elétrica, o ideal é usar e abusar das fontes de luz naturais para tornar o apartamento sustentável.

Algumas dicas são: utilizar objetos que refletem a luz solar, como espelhos, para espalhar a iluminação por todo o ambiente; optar por cortinas que não bloqueiam a luz, como a voil; e evitar bloquear a passagem de luz de um ambiente para o outro com móveis altos.

Eletrodomésticos de baixo consumo

Caso ainda não tenha comprado os eletrodomésticos e eletroportáteis, é importante se atentar às especificações de eficiência energética de cada modelo, conferindo se o selo do Inmetro indica que o item apresenta bom desempenho sem gastar muita energia.

Caso já possua eletros muito antigos e com alto consumo de energia, o ideal é planejar trocá-los por um modelo mais recente o mais rápido possível.

Economia e reuso da água

A água é o recurso natural com maior risco de escassez, portanto, racionar o uso no dia a dia é essencial para manter o apartamento sustentável, além da economia financeira.

Algumas dicas básicas são: desligar chuveiros e torneiras durante as pausas, por exemplo, quando estiver ensaboando as louças; e reutilizar a água sempre que possível, mesmo que seja para a lavagem do banheiro ou da varanda.

Coleta seletiva

Separar os resíduos entre orgânicos e recicláveis é de extrema importância para quem busca ter um apartamento sustentável e é uma prática bem simples, afinal, basta manter lixeiras distintas para papel, plástico, metal, vidro e não recicláveis.

Caso ainda queira dar um passo além, pode optar por uma composteira para lixo orgânico, que transforma as sobras de alimentos naturais em fertilizante de plantas.

A Conx protege o meio ambiente

Devido à necessidade de preservar o meio ambiente e utilizar conscientemente os recursos naturais, algumas construtoras e incorporadoras, como a Conx, desenvolveram projetos para implantar a sustentabilidade na construção civil.

Assim, todos os empreendimentos Conx estão de acordo com as diretrizes globais de sustentabilidade durante as obras e depois de prontos, garantindo que as regras sejam aplicadas nas áreas comuns e incentivando os moradores a manterem um apartamento sustentável.

Entre em contato com a Conx

Welconx

Para não perder nossos conteúdos e outras dicas do mercado imobiliário, faça seu cadastro abaixo:


 

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx