Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Como Criar um Espaço para Home Office?

Data de publicação:

16 de outubro de 2020

Categoria:

Organização

Leitura:

8 minutos

Como Criar um Espaço para Home Office?Com a pandemia causada pelo novo coronavírus em 2020, muitas empresas aplicaram o modelo home office, enquanto outras já trabalhavam dessa forma. Para quem está começando a trabalhar de casa agora, deve ter encontrado algumas dificuldades. Mas, calma, isso é normal!

Afinal, nem todo mundo tem um ambiente de escritório em casa. Por isso, neste texto vamos lhe ajudar a criar um espaço para home office bem legal e ideal para sua concentração. Continue a leitura para saber maisQ

Veja como ter um espaço para trabalhar em ambientes pequenos

Para quem mora em apartamentos, o ideal é ter um home office que não ocupe tanto espaço, mas que permita um trabalho tranquilo e com concentração. Há inúmeros lugares diferentes em seu lar que podem se tornar seu novo escritório.

Sabemos que seu espaç de trabalho precisa de algumas características para que fique confortável e produtivo. Com alguns móveis adequados e algumas boas referências é possível adaptar ambientes pequenos para otimizar seu espaço de trabalho.

Escolha o ambiente

É essencial escolher um ambiente fora do quarto, para quando for o momento de se desligar, você realmente conseguir ter paz e tranquilidade. Então, escolha um espaço na sala ou se tiver um cômodo sobrando ou já reservado para escritório, melhor ainda.

Caso o único espaço sobrando seja o seu quarto, não tem problema, você pode separar o ambiente de criação e o de descanso. Aconselhamos que utilize uma mesa pequena e um painel na parede para colocar suas ideias, seus compromissos e suas informações importantes. Dessa forma, ficará nítido qual é o ambiente de trabalho.

Defina o modelo de mesa

Para lares pequenos, escolha uma escrivaninha menor, evitando ocupar muito espaço. Se você ainda não tem uma, meça o espaço que está pensando em colocá-la para saber se caberá.

Há opções no mercado com gavetas para ajudar na organização. Outra dica interessante é uma mesa multifuncional, que pode ser recolhida após o uso. Escolher cores neutras para esse móvel ajudará a decorar o ambiente depois, sem deixá-lo pesado. Insira também plantas na mesa e quadros na parede para deixar o espaço mais alegre.

Invista na cadeira adequada

Esse item é de extrema importância para realizar um bom trabalho. Geralmente, passamos horas trabalhando sentados e é preciso estar confortável para realizar um bom trabalho. Se você não tem uma cadeira própria de escritório, é interessante investir em uma que seja estofada e com encosto adequado.

Porém, caso queira aprimorar a que você já tem em casa, invista em uma almofada de cadeira para deixá-la mais confortável. Preste atenção na coluna, sempre, mantendo-a ereta. Aproveite para observar se a altura do monitor está da forma que é recomendada, que é sempre na mesma altura dos olhos.

Busque referências para a decoração

Agora chegou o momento que muitos aguardam: a decoração do seu espaço para home office. Você poderá deixar o ambiente combinando com a sua personalidade e muito agradável, fazendo com que seu trabalho fique ainda mais prazeroso!

Provavelmente, sua mesa estará encostada em alguma parede da casa, aproveite para utilizar o espaço acima dela inserindo prateleiras. Nelas, você poderá colocar quadros, porta-retratos, plantas, livros, etc.

Adquira uma boa iluminação

Dê preferência à iluminação natural, já que você provavelmente usará eletrônicos com luzes que, normalmente, agridem os olhos. A luz natural deve vir pelo lado esquerdo, portanto, sua mesa deve ficar a 90º da janela. Dessa forma, você evitará incômodos para enxergar.

Caso seu lar não receba tanta luz natural, além das luzes de casa, utilize abajures. Repare se a luz está uniforme, preferencialmente difusa e iluminando o maior campo possível.

A intensidade é importante, pois pode prejudicar seus olhos e causar agitação. Preste atenção também no material e na cor da sua mesa para que a luz não reflita, melhor que seja de madeira ou um material fosco.

Saiba como ter um espaço de trabalho em ambientes amplos

Para quem tem um lar com cômodos separados e ambientes amplos, terá ainda mais facilidade em ter um espaço de trabalho. Se tiver um escritório, bastará organizar e mudar a decoração inovando o ambiente de trabalho.

Com inúmeras referências de decoração, entendemos que pode ser um pouco confuso focar no que você realmente precisa para otimizar seu home office. Então falaremos sobre o essencial.

Escolha o ambiente

Busque por espaços que tenham ventilação e iluminação naturais, se possível. Na sala, no quarto, em um cômodo separado e até em uma varanda gourmet desde que seja envidraçada para não molhar os equipamentos.

Estabeleça um local próximo a tomadas para que todos os aparelhos eletrônicos fiquem ligados sem precisar de extensões. Dica: a presença de espelhos atrapalha o alcance do Wi-Fi.

Defina o modelo de mesa

Para ambientes maiores, você pode investir em uma mesa mais larga. Há modelos modernos, como as mesas de madeiras com base de cavaletes, que são bem firmes. Opções em formato de L também podem ajudar a dividir os ambientes.

Há também a opção de fazer um móvel planejado, que ficará exatamente como você deseja. Tudo depende do quanto você pode investir. Lembre-se de escolher cores que combinarão com o restante da decoração.

Invista na cadeira adequada

Modelos acolchoados e com rodinhas facilitam a movimentação em lugares mais amplos. Há diferentes versões do clássico modelo preto, mas é comum ver um espaço para home office mais colorido, então não tenha medo de investir em cadeiras coloridas.

As opções são inúmeras: amarelo, vermelho, azul-turquesa, rosa, etc. Para quem escolheu uma mesa de madeira com tom claro, invista em uma cadeira com cores fortes. Já para quem optou por uma mesa em tons mais escuros, o ideal é equilibrar com uma cadeira com cores mais claras e neutras.

Busque referências para a decoração

A decoração em ambientes maiores traz ainda mais opções. O cômodo ou ambiente poderá ter prateleiras, armários, estantes abertas e até um segundo monitor. Na parede, você poderá colocar mais quadros, painéis organizadores e placas decorativas.

Adquira uma boa iluminação

A luz no ambiente de trabalho também é muito importante para ter mais produtividade e até mesmo melhorar o humor. Luminárias trarão mais luz para quando a iluminação natural for diminuindo ao longo do dia.

Quem puder, invista em spots de luz no teto, que também darão um charme ao ambiente sem deixar com uma iluminação muito forte. Estão em alta também os modelos de lâmpadas vintage com os cabos pendentes.

Isole ruídos em seu espaço para home office

A acústica pode atrapalhar ou favorecer muito um ambiente de trabalho no dia a dia. Sons desagradáveis interferem na concentração, sejam eles externos, como ruídos de avião, moto, buzinas, carros de som, sejam eles internos, como conversas, TVs ligadas, crianças, pets, máquinas de lavar, vizinhos, etc.

Isolar o som é importante para que seu espaço de trabalho fique com a acústica adequada, melhorando também a experiência com reuniões online. Afinal, nada mais desagradável do que não conseguir dialogar com os colegas por conta de um ruído externo. Confira algumas soluções para amenizar esse problema:

  • cortinas: abafam a reverberação do som;
  • tapetes, forro de isolamento acústico e carpetes: diminuem a reflexão do som;
  • borrachas de vedação: isolam os sons quando colocadas em janelas e portas;
  • portas e janelas acústicas: minimizam muito os sons externos;
  • fones de ouvido: modelos com cancelamento de ruído ativo ou Noise Cancelling reduzem consideravelmente os sons indesejáveis.

Trabalhar em casa pode trazer inúmeras vantagens, como poder ficar mais próximo da família, ter mais conforto, não precisar usar transporte público ou ficar no trânsito. Dessa forma, você pode garantir mais produtividade no trabalho.

Para ter um ambiente que não seja desgastante, já que estamos em nosso local de descanso, separar o ambiente de trabalho do restante dos cômodos do lar é necessário.

Além disso, é importante manter a disciplina com horários definidos para acordar, tomar banho, tomar café da manhã, almoçar, realizar pausas para o café, movimentar as pernas e encerrar o expediente.

Trocar de roupa para não trabalhar de pijama ajuda a mente a entender que você está trabalhando. Estabelecer limites de convivência durante o expediente, caso more com outras pessoas, também é essencial.

Esperamos que com as nossas dicas você consiga criar um espaço para home office que combine com você, seja bem organizado e decorado.

Para receber mais informações para manter seu lar confortável, inscreva-se na newsletter da Conx!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx