fbpx

Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

3 Passos Para Montar Uma Horta Dentro de Casa

Data de publicação:

25 de fevereiro de 2021

Categoria:

Blog

Leitura:

3 minutos

3 Passos Para Montar Uma Horta Dentro de Casa

Ter uma horta dentro de casa é uma forma de comer de forma mais saudável e garantir aquele tempero fresquinho para os seus pratos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cultivo é fácil e muito prazeroso, inclusive em espaços pequenos.

Para provar, trouxemos três passos para que você monte uma horta em sua casa de um jeito prático e divertido. Reunimos dicas dos melhores temperos, locais e vasos. Vamos lá?

Passo 1: Determine o local em que a horta ficará

Para que a sua horta seja um sucesso, é preciso escolher o lugar perfeito para ela. O ideal é que o ambiente receba luz direta e seja arejado, pelo menos por algumas horas. Então, a sugestão é a sacada ou uma janela grande. 

Se não for possível, a horta vertical é uma ótima pedida. Ela pode ser feita de diversas formas: paletes, garrafas de plástico, tubo de PVC… Em lojas de jardinagem você encontra os inúmeros modelos e escolhe aquele que mais atende às suas expectativas. Depois, é só escolher a parede em que a horta ficará!

Passo 2: Escolha o que vai comportar a horta dentro de casa

O próximo passo (e também o mais legal) é a escolha de temperos, ervas e vegetais que vão compor a sua horta. Se é a primeira vez que você vai cultivar, a nossa dica é começar com o básico: um pouco de erva aromática, como alecrim, tomilho e hortelã.

Caso deseje uma horta maior, dá para investir no cultivo de tomate, alface e cebolinha. Ainda nessa fase, você pode escolher como será a plantação: floreiras, vasos, embalagens recicladas, caixas de madeira ou horta vertical.

Veja a disponibilidade de espaço e opte pelo formato que mais se adequa ao ambiente. Opções práticas não faltam!

Passo 3: Conheça as especificidades de cada planta

Para que a horta dentro de casa dure por muito tempo, é preciso ter alguns cuidados. Conhecer as especificidades de cada planta é fundamental. Assim, você saberá quando é necessário efetuar a rega, a poda e o nível de luminosidade.

Por esse motivo, a nossa sugestão é começar aos poucos. Com o tempo, você vai entender as necessidades de cada tempero e vai poder adicionar outros e escolher os seus preferidos. 

Em uma busca rápida na internet é possível encontrar informações sobre os cuidados com diversos tipos de hortas. É importante saber que, apesar disso, as plantas reagem diferente conforme o ambiente que estão. A principal dica é observar a coloração, a textura e o aspecto das folhas para saber se a planta precisa de mais sol, água  ou até de nutrientes.

Montar uma horta dentro de casa é fácil e divertido. Você consegue ter temperinhos fresquinhos, alimentar-se de uma forma mais saudável e economizar com a feira. Além disso, mesmo que você more em apartamento e não disponha de tanto espaço, basta separar um espacinho que receba luz e tenha uma boa ventilação para que as plantas cresçam bastante!

E você, já teve uma horta em casa? Curtiu as dicas? Deixe o seu e-mail no campo ao lado e assine a newsletter para receber todas as publicações em primeira mão!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx