Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

6 Truques de Limpeza para Facilitar a Rotina

Data de publicação:

9 de novembro de 2020

Categoria:

Organização

Leitura:

10 minutos

6 Truques de Limpeza para Facilitar a Rotina

Sabemos que a rotina diária de quem trabalha, seja fora, seja em home office, é cansativa. E, cá entre nós, a faxina nem sempre é o trabalho mais agradável do mundo. Após um dia de trabalho, lutamos contra o cansaço, a fome e o sono. E verdade seja dita: não há sensação melhor que terminar o dia e estar em um ambiente limpo e cheiroso.

Costumamos procrastinar estas tarefas e vamos deixando tudo para depois. Quem pode, costuma terceirizar o serviço contratando diaristas, mas a realidade da maioria dos brasileiros não é essa.

Se você faz sua própria faxina, queremos ajudar a facilitar seu dia a dia com 6 truques de limpeza fáceis. Confira!

1. Determine um dia da semana para faxina

A motivação para fazer faxina é o maior desafio aqui. Portanto encare a realidade e entenda que precisa realizar esta tarefa de forma rápida, fácil e divertida. Respire fundo, drible a preguiça e mãos à obra!

Escolha o dia da semana que poderá executar a limpeza de forma tranquila sem que ninguém atrapalhe. Normalmente, as pessoas que trabalham usam os finais de semana para isso ficando livres durante a semana seguinte.

Se este não for o seu caso, escolha o dia que preferir. Há pessoas que adoram fazer isso de madrugada e outras que fazem um pouco por dia — já que a limpeza e a organização são trabalhos permanentes.

Um cronograma é um dos melhores truques de limpeza para facilitar sua vida e otimizar seu tempo. Liste todas as tarefas a fazer e foque nas mais importantes. Isso gera bons resultados e estabelece as regras para que você se lembre de tudo.

Pode parecer irrelevante, mas usar uma roupa confortável também faz toda a diferença. Os produtos podem manchá-las, então use roupas que não terão problema caso isso aconteça. Você não sentirá o tempo passar se colocar uma música animada, então escolha uma playlist de sua preferência para manter seu corpo ativo e tornar a limpeza mais prazerosa e rápida.

2. Tenha em mãos todo o material de limpeza

Compre tudo o que achar necessário para limpar sua casa. Geralmente, a água sanitária, o sabão em pó e um desinfetante com aroma de sua preferência já são suficientes. Truques de limpeza são sempre bem-vindos e um dos que mais facilitam a vida é otimizar o tempo. Ter os produtos apropriados e juntos em um balde ou um MOP com rodinhas ajudará na locomoção de um cômodo para outro.

Uma boa dica é testar novos itens de limpeza no mercado. Novos aromas e produtos que facilitam e desengorduram cozinhas e banheiros estão sempre surgindo. Preste atenção quando for às compras, pois estes produtos nos motivam e o que queremos é ficar o menos tempo possível na faxina, certo?

3. Envolva todos da casa nas tarefas

Limpeza e organização não são tarefas que devem ser realizadas apenas por mulheres. Afinal, todos os moradores da casa a utilizam e sujam, portanto a limpeza deve ser feita por cada um (e em mais pessoas é bem mais legal e rápido).

Para isso, envolva todos de forma divertida. Você pode organizar as tarefas em papéis e fazer um sorteio ou criar um cronograma semanal para revezar as funções e as pessoas. Crianças podem fazer pequenas tarefas, como separar pares de meias, dobrar roupas, enxugar e guardar louças, colocar e tirar a mesa, organizar e limpar brinquedos. Dessa forma, todos valorizarão as tarefas.

Trabalhar em equipe pode ser ensinado em casa. Para os pequenos é interessante definir uma recompensa no final, como um passeio, um bom filme, comprar uma comida gostosa, etc. Use a imaginação!

4. Comece pelos fundos da casa ou do apartamento

Comece pelos cômodos mais trabalhosos, como o banheiro e área de serviço. Dessa forma, você terá mais ânimo e as tarefas mais leves não exigirão tanto no final da faxina. Tenha um cesto para ir coletar todos os objetos que não pertencem àquele cômodo e recoloque-os depois em seus devidos lugares.

Remova a poeira dos móveis de cada cômodo e passe um pano úmido primeiro. Em seguida, varra ou aspire, higienize os banheiros, passe um pano no chão, limpe as janelas e azulejos e, por fim, utilize um desinfetante com o aroma de sua preferência.

Essas são tarefas que devem ser feitas semanalmente para evitar que o lar fique muito sujo. O ideal é sincronizar as tarefas para otimizar o seu tempo. Por exemplo, enquanto a roupa está na máquina de lavar, vá pendurando ou colocando na secadora as que já estão lavadas. 

Uma dica muito boa, entre os truques de limpeza que destacamos, para quem não tem secadora, é usar um ventilador direcionado para o varal ou investir em um varal eletrônico. É ideal para quem não tem secadora. Além disso, o método ocupa menos espaço que uma máquina de secar (além de ser mais barato).

5. Simplifique as atividades de cada cômodo

Aqui vai uma dica bem útil para sua vida: tudo o que você puder fazer em um minuto, faça. A rotina diária de uma casai mostra o que pode ser feito e resolvido rapidamente, então procure não procrastinar. Dividimos por cômodos alguns truques de limpeza mais práticos, dessa forma as tarefas farão parte dos seus hábitos. Confira!

Quartos

Assim que acordar, arrume sua cama. Isso fará uma grande diferença no início do seu dia, pois ver uma tarefa concluída e olhar um ambiente organizado dá motivação para realizar as outras que precisam ser feitas. Usar um espanador diariamente também fará com que a poeira não acumule no quarto.

O armário está sempre sendo visitado, já que tiramos e colocamos roupas toda hora. Uma dica simples é padronizar os cabides e deixá-los virados para um mesmo lado, além de organizar as roupas por tipo, como as de verão e inverno. Sapateiras são úteis e algumas vêm até com um espelho, o que deixa o quarto harmônico. Tenha à mão as roupas e os acessórios que são mais usados na estação do ano que estiver e guarde as outras.

Lembre-se: evite deixar itens embaixo da cama. Isso facilitará na hora da limpeza e evitará desorganizações. Ao final, borrife um aromatizador de sua preferência para deixar tudo limpo, organizado e cheiroso.

Banheiros

Geralmente, os banheiros ficam próximos dos quartos. Então, após a limpeza do quarto, o ideal é ir começar a limpar o banheiro. Ao lavar o rosto e escovar os dentes, já organize a bancada e guarde cada objeto em seu devido lugar.

Limpe a pia com uma escovinha todos os dias e borrife água sanitária nos vasos e no chão. Se tiver um armário para deixar um rodo e um pano dentro do banheiro será melhor ainda. Existe no mercado um MOP com spray acoplado e organizadores de objetos que vale a pena investir. Essas são dicas ótimas para ganhar tempo. O segredo aqui é deixar os desinfetantes e os produtos próximos.

O lixo do banheiro deve ser trocado diariamente. Um segredo aqui é comprar sacos do tamanho certo para seu lixo e colocar vários juntos, um por cima do outro. Assim, quando retirar o lixo do dia, já terá outro saquinho no lugar.

A roupa suja deve ser colocada em cestos todos os dias ou levadas imediatamente para a lavanderia. Toalhas devem ficar penduradas e esticadas após o uso. Tenha ganchos ou porta-toalhas parafusados na parede para isso. Ter um aramado ou um cesto de vime para guardá-las enroladas ou dobradas também é ótimo para os esquecidos.

Cozinha

A cozinha é o local onde requer maior atenção, mas que também contempla diversos truques de limpeza. Preparar alimentos exige cuidado e limpeza cirúrgica. A pia e a bancada devem estar sempre limpas e higienizadas. Deixe somente o que você usa com mais frequência. Lave e guarde a louça antes de cozinhar para que você ganhe espaço e conforto. Se tiver uma máquina de lavar louça, melhor ainda.

Geladeiras devem ser limpas antes das compras, portanto desligue o eletrodoméstico e limpe-o com um pano. Ter um pedaço de carvão vegetal dentro de um copo evita odores. Fogões e azulejos sujam diariamente, portanto, tenha produtos específicos a base de amônia para desengordurar os itens, especialmente se você usa muito o forno.

O bicarbonato de sódio é um ótimo item de limpeza e, quando unido ao limão, potencializa o efeito nesse caso. Lembre-se que o piso precisa ser varrido e limpo todos os dias. Para esse cômodo, também vale investir em um MOP específico.

Lavanderia

A área de serviço, normalmente, é pequena na maioria das casas e dos apartamentos. O ideal é realizar uma triagem de produtos e organizar em armários, se tiver espaço. Ganchos e prateleiras são muito úteis para pendurar vassouras, rodos e panos. Ganhe espaço com suporte para o ferro elétrico e tábuas parafusadas na parede.

Varais de teto e lavadoras acopladas com secadoras são ótimos investimentos e a roupa, muitas vezes, não precisa ser passada. Alguns eletrodomésticos são essenciais, então, se puder, pesquise as opções no mercado e invista!

6. Conheça a Técnica Pomodoro

Pomodoro é uma palavra em italiano, que significa, em português, tomate. O termo faz alusão a um objeto usado na cozinha que marca os minutos. É um timer em formato de tomate utilizado para a gestão de tempo. Esta técnica foi criada pelo Italiano Francesco Cirillo nos anos 80 para aumentar e agilizar a produtividade.

O timer gira e emite um som ao final de 25 ou 30 minutos. Neste período, a pessoa deve se manter focada em uma tarefa sem interrupções. Quando o tempo acaba, é bem provável que a tarefa já tenha sido feita de forma eficiente e ágil. Atualmente, existem aplicativos para esta função. Para quem gosta de visualização, o aparelho pode ser encontrado no mercado a preços acessíveis. Utilize no seu dia a dia e tenha melhores resultados.

Viu só como com alguns truques de limpeza é possível tornar a faxina muito mais prática? O objetivo de ensinarmos essas dicas é para que você tenha motivação para organizar e limpar seu lar evitando desperdício de tempo. Dessa forma, você passa a ver a faxina como uma atividade mais rápida, realizando-a com mais prazer.

Gostou das informações? Cadastre-se para não perder nossos conteúdos e dicas exclusivas.



 

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx