Morar na Zonal Sul: Quais as vantagens de escolher essa área para viver em SP
12/11/2024
Leitura: 10 minutos
Bairros
12 de novembro de 2024
Morar na Zonal Sul: Quais as vantagens de escolher essa área para viver em SP
Carros elétricos e híbridos: é possível carregar no condomínio?
Data de publicação:
31 de março de 2022
Categoria:
Vida em condomínio
Leitura:
4 minutos
Embora a frota de carros elétricos em circulação no Brasil ainda seja pequena, a demanda por alternativas sustentáveis e a alta no preço dos combustíveis podem aumentar a busca pelos veículos nos próximos anos, especialmente em áreas urbanas.
O problema é que uma parcela dos brasileiros vivendo em grandes cidades são moradores de condomínios, que muitas vezes não estão preparados para carregar carros elétricos e híbridos.
Para não desanimar os potenciais compradores dos veículos, muitas mudanças ainda precisam ocorrer no país, como o aumento no número de postos de recarga, para que os condutores possam sair sem medo de ficarem parados em algum lugar do trajeto, e a redução no preço dos carros elétricos e híbridos, que atualmente não saem por menos de 50 mil reais, dificultando sua popularização.
Em 31 de março de 2021 os proprietários de carros elétricos da cidade de São Paulo tiveram motivos para comemorar, pois foi quando a lei n° 16.642 sobre o Código de Obras e Edificações, sancionada pelo ex-prefeito Bruno Covas, entrou em vigor.
Ela obriga que condomínios construídos a partir desta data estejam devidamente equipados com tomadas qualificadas para carregar os automóveis.
Atualmente, condomínios residenciais e comerciais da capital paulista que foram construídos ou estavam em obras antes desta data não são obrigados a oferecer pontos de recarga para carros elétricos e híbridos.
Porém, caso os moradores possuam estes veículos, o síndico pode solicitar a instalação de um número equivalente de tomadas próprias para a recarga, sempre se atentando a capacidade energética do prédio.
A instalação de tomadas para carros elétricos e híbridos no condomínio não é tão fácil quanto parece, afinal, na época em que muitos prédios foram construídos, nem se cogitava a existência de automóveis tão modernos e ecologicamente corretos.
Sendo assim, é imprescindível que o condomínio disponha da carga elétrica necessária para o carregamento, para não causar quedas de energia ou até mesmo um incêndio.
A rede ideal de 380 volts trifásica não é comumente encontrada em prédios residenciais, mesmo que tenham sido construídos recentemente, portanto, muitos condomínios oferecem uma rede de 220 volts trifásica para o carregamento de carros elétricos e híbridos.
Essa alternativa funciona, mas não é capaz de fornecer uma autonomia superior a 40 km por hora de carregamento, devido a baixa potência de 7 kW.
É comum que a implantação de tecnologias recentes e pouco conhecidas levante dúvidas, por exemplo, como será feita a divisão de valores entre os moradores que possuem carros elétricos e híbridos.
A melhor forma de resolver esse problema é investir em um sistema inteligente de carregamento, como a plataforma Incharge, que realiza controle de acesso e rateio automático, já que identifica qual usuário utilizou cada carregador.
A modernização dos condomínios para atender às necessidades dos proprietários de carros elétricos e híbridos, assim como a construção de novos prédios que já oferecem essa facilidade, mesmo em cidades onde não é obrigatório, é uma forma de agregar valor ao empreendimento e uma excelente demonstração da durabilidade e visão de futuro presentes no projeto.
Além disso, planejar a instalação das tomadas durante a fase de obra garante mais segurança e eficiência durante o carregamento.
A Conx possui opções de condomínios com carregador para carros elétricos nos condomínios. Localizados em áreas nobres de São Paulo, alguns deles são Filadelfo e Chácara Klabin.
Quer saber de empreendimentos Conx com carregador de carros elétricos em outras localidades?
Converse com nossos consultores para conhecer os imóveis que melhor atendem às suas necessidades e descubra as facilidades que uma construtora 100% digital pode oferecer.
Posts Recentes
Fique por dentro das novidades da Conx