Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Carros elétricos e híbridos: é possível carregar no condomínio?

Data de publicação:

31 de março de 2022

Categoria:

Vida em condomínio

Leitura:

4 minutos

Carros elétricos e híbridos

Embora a frota de carros elétricos em circulação no Brasil ainda seja pequena, a demanda por alternativas sustentáveis e a alta no preço dos combustíveis podem aumentar a busca pelos veículos nos próximos anos, especialmente em áreas urbanas. 

O problema é que uma parcela dos brasileiros vivendo em grandes cidades são moradores de condomínios, que muitas vezes não estão preparados para carregar carros elétricos e híbridos.

Para não desanimar os potenciais compradores dos veículos, muitas mudanças ainda precisam ocorrer no país, como o aumento no número de postos de recarga, para que os condutores possam sair sem medo de ficarem parados em algum lugar do trajeto, e a redução no preço dos carros elétricos e híbridos, que atualmente não saem por menos de 50 mil reais, dificultando sua popularização.

Primeiros passos para a modernização

Em 31 de março de 2021 os proprietários de carros elétricos da cidade de São Paulo tiveram motivos para comemorar, pois foi quando a lei n° 16.642 sobre o Código de Obras e Edificações, sancionada pelo ex-prefeito Bruno Covas, entrou em vigor. 

Ela obriga que condomínios construídos a partir desta data estejam devidamente equipados com tomadas qualificadas para carregar os automóveis.

Atualmente, condomínios residenciais e comerciais da capital paulista que foram construídos ou estavam em obras antes desta data não são obrigados a oferecer pontos de recarga para carros elétricos e híbridos.

Porém, caso os moradores possuam estes veículos, o síndico pode solicitar a instalação de um número equivalente de tomadas próprias para a recarga, sempre se atentando a capacidade energética do prédio.

Carregamento de carros elétricos em prédios antigos

A instalação de tomadas para carros elétricos e híbridos no condomínio não é tão fácil quanto parece, afinal, na época em que muitos prédios foram construídos, nem se cogitava a existência de automóveis tão modernos e ecologicamente corretos. 

Sendo assim, é imprescindível que o condomínio disponha da carga elétrica necessária para o carregamento, para não causar quedas de energia ou até mesmo um incêndio.

A rede ideal de 380 volts trifásica não é comumente encontrada em prédios residenciais, mesmo que tenham sido construídos recentemente, portanto, muitos condomínios oferecem uma rede de 220 volts trifásica para o carregamento de carros elétricos e híbridos. 

Essa alternativa funciona, mas não é capaz de fornecer uma autonomia superior a 40 km por hora de carregamento, devido a baixa potência de 7 kW.

Carregamento de carros elétricos no condomínio na prática

É comum que a implantação de tecnologias recentes e pouco conhecidas levante dúvidas, por exemplo, como será feita a divisão de valores entre os moradores que possuem carros elétricos e híbridos

A melhor forma de resolver esse problema é investir em um sistema inteligente de carregamento, como a plataforma Incharge, que realiza controle de acesso e rateio automático, já que identifica qual usuário utilizou cada carregador.

A modernização dos condomínios para atender às necessidades dos proprietários de carros elétricos e híbridos, assim como a construção de novos prédios que já oferecem essa facilidade, mesmo em cidades onde não é obrigatório, é uma forma de agregar valor ao empreendimento e uma excelente demonstração da durabilidade e visão de futuro presentes no projeto. 

Além disso, planejar a instalação das tomadas durante a fase de obra garante mais segurança e eficiência durante o carregamento.

Empreendimentos Conx com carregador de carros elétricos e híbridos

A Conx possui opções de condomínios com carregador para carros elétricos nos condomínios. Localizados em áreas nobres de São Paulo, alguns deles são Filadelfo e Chácara Klabin.

Quer saber de empreendimentos Conx com carregador de carros elétricos em outras localidades?

Converse com nossos consultores para conhecer os imóveis que melhor atendem às suas necessidades e descubra as facilidades que uma construtora 100% digital pode oferecer. 

Entre em contato com a Conx

Welconx

Para não perder nossos conteúdos e outras dicas do mercado imobiliário, faça seu cadastro abaixo:


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx