fbpx

Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Conheça mais sobre a região da Vila Romana

Data de publicação:

14 de junho de 2023

Categoria:

Blog

Leitura:

7 minutos

informações detalhadas sobre a região da Vila Romana. Você poderá ver fatos históricos, cultura, lazer, mobilidade e custo de vida.

 

Tradição e modernidade se encontram no bairro da Vila Romana que vem atraindo moradores e empresas. Conheça algumas curiosidades e mais aspectos sobre esse bairro encantador. 

 

Localizada na Zona Oeste de São Paulo, entre as regiões da Lapa e da Pompeia, a Vila Romana é um bairro tradicional da cidade que vem se destacando cada vez mais. Entre os motivos que a fazem atrativa estão uma excelente localização, com ruas arborizadas e que apresentam maior qualidade de vida. 

 

Segundo um levantamento feito pela Folha de S.Paulo, o bairro está entre uma das localizações mais valorizadas da capital pela quantidade de comércios, serviços, lazer e suas características residenciais, além dos aspectos históricos. 

  

Para que você conheça mais sobre a Vila Romana, a Conx reuniu neste artigo diversos fatos sobre a Vila Romana. Confira abaixo:

 

Conheça a história do bairro Vila Romana

 

Com a expansão e urbanização do bairro da Lapa em meados da década de 1950, e a chegada de imigrantes italianos, se abriu espaço para pequenas propriedades rurais loteadas ao redor da região. 

 

Por isso, pode-se dizer que a região é um pedaço da Itália, mais especificamente, com traços da Roma antiga. A história da capital da Itália tem muitos pontos em comum com o bairro paulista, por esse motivo personagens históricos dão nome às principais ruas e também em sua arquitetura encontramos traços da influência italiana.

 

Um dos exemplos é o prédio do Sesc Pompeia, construído em 1986 e assinado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Considerado uma obra de arte, o prédio tombado está entre as 25 obras mais significativas da arquitetura pós-Segunda Guerra Mundial, de acordo com levantamento do The New York Times. 

 

Nomes das ruas homenageiam Roma e aspecto local também  

Cada rua da Vila Romana carrega uma personalidade própria baseada em um personagem da Antiguidade que homenageia. Os destaques vão para imperadores, deuses e oradores famosos.

Alguns exemplos são:

 

  • Tito
  • Espártaco
  • Catão
  • Clélia
  • Marco Aurélio
  • Crasso
  • Camilo
  • Duílio
  • Vespasiano
  • Faustolo
  • Aurélia 

 

Casas com arquitetura do século XX e valorização da região

 

Essas são só algumas das ruas desse bairro que tem ampliado suas opções de cultura e lazer e também na área de construção civil o que faz com que atraia novos moradores ou investidores que querem viver nesse lugar histórico e aconchegante ou obter lucro.

 

O estilo arquitetônico da Vila Romana é antigo, casas conservadas e patrimônios tombados e históricos fazem parte da localidade. Um grande exemplo disso é a charmosa Casa Amarela, localizada na Rua Camilo, 955.

 

Construída em 1921 pelo italiano Angelo de Bortoli, é considerada por muitos um espaço de memória. E hoje abriga um centro de exposições de arte e cultura. No passado, esse lugar acomodou uma grande quantidade de imigrantes italianos recém-chegados a São Paulo

 

Hoje a Vila Romana abriga os dois tipos de estilos, conservador com estes patrimônios e casas mais antigas e, ao mesmo tempo, moderno com edifícios e empreendimentos. Essa mistura valoriza cada vez mais a região.

 

Em 2020, de acordo com a revista Exame, a região da Vila Romana teve valorização de vinte e oito por cento no ano.

 

Lazer, programações e localidade 

 

O bairro pertence ao distrito da Lapa, como mencionado acima tem o SESC Pompeia nas suas proximidades, com agenda cultural, esportiva e de lazer. 

 

O tradicional Teatro Cacilda Becker localizado na Rua Tito em dias de espetáculos, a bilheteria funciona até 20 minutos após o início da sessão, sendo uma ótima opção cultural.

 

Nos arredores há também o Shopping Bourbon, com uma boa lista de lojas, Espaço de Cinema Itaú com salas amplas e o Teatro Bradesco. Dentro deste complexo também fica o Zafari, um dos principais supermercados que atende a região.

 

Na região você também tem acesso ao Allianz Parque, onde pode assistir aos jogos de futebol, ir a shows e concertos de música, e também ser sócio do clube

 

Os amantes de passeios ao ar livre podem desacelerar a rotina do dia a dia ao frequentar os Parques da Água Branca ou o Villa Lobos, curtindo a natureza que é ótima para uma caminhada em família.

 

O fácil acesso da região 

 

A Vila Romana fica estrategicamente próximo da Barra Funda, Lapa e Pompeia. O bairro possui fácil acesso a importantes localidades, como as avenidas Pompeia, Cerro Corá, Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, entre outras. 

 

Em questão de transporte público a região possui diversas possibilidades, linhas de ônibus e proximidade com a estação de metrô Vila Madalena, as linhas 8-Diamante e 7-Rubi da CPTM.

 

Locais para comer 

 

Alguns bares, restaurantes e pizzarias que separamos:

 

Fumée: Com o slogan “Onde há fogo há fumée”, é um local com um cardápio bem interessante, mediterrâneo, onde você pode apreciar um bom bacalhau e outros pratos feitos na brasa.

 

Galpão da Pizza: Ambiente amplo, animado e aconchegante, suas pizzas são preparadas em forno a lenha e também há opção de pães e saladas. Localizado na Rua Dr Augusto de Miranda, 1156, vale a visita. 

 

Restaurante japonês SUSHI YATO: Restaurante na rua Tonelero, 661, moderno que possui rodízio de sushi, sashimi e pratos quentes e ambiente ao ar livre.

 

Vassoura Quebrada: Local temático com coquetéis que lembram poções mágicas, e hambúrgueres com nomes diferentes. Fica na rua Desembargador do Vale, 836 

 

Bar e Tabacaria Grandes Amigos: Localizado na rua Gurupá número 3, este é um excelente local para encontrar amigos se você curte tomar uma cerveja enquanto fuma um charuto ou um cachimbo. 

 

Merci Padaria: Padaria tradicional, confeitaria e que também tem disponibilidade de serviço de buffets e sanduíches além de pratos executivos, bem próximo à Vila Romana, fica localizada na rua Tito. 

 

Custo de vida e mercado imobiliário

 

O bairro antes tinha pequenos sobrados e atualmente tem sido cercado por construções de prédios novos, bares e restaurantes. 

 

Devido a fatores como o IDH (Índice de desenvolvimento Humano) do distrito de Perdizes que está em torno de 0,957, o valor do metro quadrado na região está ficando cada vez mais valorizado.

 

Em sua origem a região tinha uma composição bem suburbana, como foi mencionado acima, mas, foi mudando ao longo do tempo e hoje é possível dizer que é uma região de classe média em constante expansão.

 

Na média, o metro quadrado da Vila Romana segue o padrão da Zona Oeste, variando sempre da localização, tamanho e tipo do imóvel.

 

Agora que você já sabe mais sobre a Vila Romana, chegou o momento de realizar o sonho da compra do seu apartamento ou casa.

 

Gostou do nosso artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx