Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Paisagismo no condomínio traz bem-estar e valorização financeira

Data de publicação:

12 de maio de 2022

Categoria:

Vida em condomínio

Leitura:

6 minutos

O paisagismo no condomínio é excelente para agradar potenciais clientes e moradores

Poucas coisas promovem resultados tão positivos quanto a adesão a serviços de paisagismo no condomínio. Através deles, é possível melhorar a receptividade de determinados espaços tanto por inquilinos quanto para potenciais novos investidores.

No entanto, essa ação deve ser feita com muito cuidado, uma vez que é um trabalho extremamente delicado e executado apenas por profissionais qualificados.

Como o paisagismo no condomínio agrega valor a esses espaços?

Assim como citado anteriormente, o paisagismo no condomínio é positivo por dois pontos principais. São eles:

    Promoção do bem-estar

Os tempos de pandemia reforçaram a importância de se promover o bem-estar em ambientes residenciais, conforme indicou um estudo desenvolvido por pesquisadores do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

De acordo O Globo, que reportou o levantamento, o período de isolamento social promovido pela doença mudou até a forma como alguns indivíduos percebiam o tempo.

Em outro estudo, dessa vez desenvolvido por um grupo de pós-graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e publicado em uma revista da entidade, a relação desses impactos com o bem-estar de indivíduos idosos ficou ainda mais notável.

Segundo a equipe, apesar de a maioria dos entrevistados entender o lazer como uma atividade fundamental para suas vidas, muitos deles “(…) alteraram significativamente seus hábitos de lazer, principalmente no que se refere aos interesses sociais, físico-esportivos e turísticos”.

Considerar esses dados para justificar o investimento em paisagismo no condomínio pode soar exagerado, visto que estamos lidando com uma situação extrema. No entanto, essa ótica é bastante ilustrativa para compreender como espaços que direcionaram aplicações para esses setores antes do período de isolamento social promovido pela pandemia se destacaram em relação a seus concorrentes. 

    Valorização financeira

Considerando que, como citado acima, os espaços de lazer acessíveis colaboraram com a valorização de determinados setores durante os anos de 2020, 2021 e 2022, fica subentendido como isso gerou um reflexo econômico considerável no mercado nacional.

Em abril de 2014, um material publicado pelo UOL já reforçava isso. Ao ouvir especialistas no setor imobiliário, o portal reportou como a aparência externa, a área de lazer e a vista, ambas características diretamente afetadas pelo paisagismo no condomínio, eram fatores que pesavam na decisão de potenciais clientes.

Apesar dessa perspectiva positiva, concretizar projetos nesse segmento não é uma tarefa simples.

Como tirar tudo isso do papel?

O desenvolvimento de um projeto de paisagismo no condomínio não se restringe à criação de uma área gramada e uma fonte, por exemplo. Afinal, mais do que ser visualmente agradável, esse conjunto deve ser funcional.

Essa palavra é mais profunda do que parece, variando de acordo com a região, cidade, estado e país em que a residência se encontra. Portanto, é fundamental realizar uma obra que se adeque à realidade em que ela foi erguida.

Em grandes centros urbanos como São Paulo, por exemplo, alguns pontos são mais considerados, como:

  •     A geração de sombras;
  •     A redução de ruídos;
  •     A redução de temperatura média;
  •     O desenvolvimento de espaços para esportes e lazer.

Tudo isso, como se pode notar, se relaciona diretamente com a criação de áreas verdes, aumentando, de forma ainda mais acentuada, a complexidade desses projetos.

Por isso, independentemente do porte dessas obras, é fundamental a supervisão de profissionais qualificados, especializados nesse tema. Além de dinamizarem todos os processos de construção, esses indivíduos poderão garantir que a execução será realizada de maneira correta, da forma mais eficiente possível.

E vale lembrar!

Ao contrário do que muitos gestores demonstram acreditar, um projeto de paisagismo no condomínio não se restringe a uma obra pontual. Além de ser composto por um longo processo de desenvolvimento, essas construções exigem reparos constantes após serem concluídas.

É bastante comum que administradores sonhem com modelos espetaculares, majestosos e que, ao serem tirados do papel, se tornam insustentáveis, tanto por sua estrutura quanto pelas condições financeiras do próprio espaço.

Por isso, é indispensável que manutenções cotidianas e potenciais reformas, como em redes de energia ou de esgoto, sejam levadas em consideração ao se desenvolver um projeto de paisagismo no condomínio.

Isso reforça como o investimento em um profissional qualificado é indispensável nesses processos. Afinal, mesmo que essa despesa pareça ser um pouco alta nesse momento, o retorno poderá ser identificado em momentos como os descritos acima, em que haverá maior facilidade em se administrar esses espaços.

O que colocar em um projeto de paisagismo no condomínio?

Uma das, se não for a melhor parte desses projetos é a amplitude de possibilidades que podem ser realizadas. Desde ideias simples até as mais complexas, tudo pode ser aproveitado. Por isso, separamos alguns pontos para que você, por conta própria, possa considerar para os seus espaços. Confira:

    Áreas de descanso

É provável que nenhum investimento seja mais valorizado que as áreas de descanso em um projeto de paisagismo no condomínio. Após um belo almoço de domingo, os moradores poderão relaxar em espaços dedicados a uma pausa de suas rotinas, com sombra, ventos e calmaria.

    Hortas

Hortas, por sua vez, já são consideradas um ponto mais fora da curva, mas podem ser alternativas extremamente positivas para espaços com idosos e crianças.

    Jardins

Se tem um ponto que não poderia faltar nessa lista são os jardins. O coração do paisagismo, podem ser construídos de diversas maneiras, ornando com o ambiente em que serão colocados.

    Lagos

Por fim, os lagos são uma das opções mais ousadas do que qualquer outra desse segmento. Exigindo manutenções frequentes, principalmente se contarem com a presença de plantas e peixes em seu interior, oferecem uma aparência ainda mais sofisticada para seu condomínio. 

Não perca tempo! Entre em contato com a Conx!

Há anos atuando no segmento de imóveis, a Conx conquistou espaço e se concretizou no mercado nacional como uma das melhores alternativas para se adquirir apartamentos.

Por isso, se está à procura de espaços que ofereçam paisagismo no condomínio, entre em contato com a Conx.

Para não perder nossos conteúdos e outras dicas do mercado imobiliário, faça seu cadastro abaixo:


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx