fbpx

Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Welconx Villa Romana recebe relatório de Cecarbon

Data de publicação:

8 de fevereiro de 2023

Categoria:

Blog

Leitura:

6 minutos

Organizações que entendem a importância de se preocupar com questões sustentáveis estão à frente de seu tempo, principalmente em território nacional, onde não há obrigatoriedade de relatórios.

Um relatório completo sobre as emissões de gases de uma empresa é o pontapé inicial para diagnosticar, dentro dos processos internos e externos, quais deverão ser mantidos, mudados ou que devem ser totalmente extinguidos.

A Conx tem como valor esse comprometimento que traz muitos benefícios para o ambiente e é capaz de criar uma relação de transparência com os todos os stakeholderss envolvidos em sua cadeia de suprimentos.

  • O que é CeCarbon?
  • Porque a Conx recebeu este selo?
  • Benefícios do relatório CeCarbon
  • Conheça o empreendimento Villa Romana

O que é CeCarbon?

O Sinduscon-SP e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), comprometidos com a sustentabilidade, desenvolveram a CeCarbon, uma ferramenta online e gratuita, que proporciona o cálculo de consumo energético e de emissões de carbono de edificações e possibilita a realização de relatórios de impactos ambientais de empreendimentos.

Essa ferramenta não funciona como órgão governamental, mas incentiva mudanças de hábito dentro das incorporadoras e construtoras, permitindo que elas escolham soluções mais sustentáveis para seu projeto.

A mensuração acontece no site da CeCarbon, no qual, após a inserção dos dados cadastrais, é preciso realizar o preenchimento de um formulário dividido em três fases, sendo elas:

  • Etapas construtivas;
  • Insumos e processos complementares;
  • Descrição de ações.

O processo de relatórios também é dividido em três etapas:

  • Projeto;
  • Construção;
  • Obra concluída.

A primeira etapa é recomendada para que haja comparação diante dos próximos relatórios e permite a comparação da redução de consumo entre cada fase. O diagnóstico ao final do relatório exemplifica com 1 fonte direta e 2 fontes indiretas.

  • Direto: fontes pertencentes ou controladas pela organização;
  • Indireto: eletricidade comprada para consumo próprio (elétrica e térmica);
  • Indireto: emissões de outras organizações não controladas (materiais e serviços).

Sendo assim, é possível realizar ações de mudanças internas ou novas contratações para alcançar a meta estipulada. Dentro do site é disponibilizado um curso gratuito para auxiliar na solicitação.

Incorporadoras e construtoras que decidem utilizar a calculadora podem comprovar e divulgar a sustentabilidade do seu negócio, causando boa impressão diante da competitividade do mercado e demonstrando empatia pela diminuição do efeito estufa, que está entre um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para serem cumpridos até o ano de 2030.

Porque a Conx recebeu este selo?

A Conx está comprometida com suas responsabilidades sustentáveis e emitiu recentemente os primeiros inventários de GEE, os quais demonstraram que as emissões de Gases de Efeito Estufa do empreendimento WelConx Vila Romana se enquadram na média de emissões de grandes construtoras do mercado, de mesmo padrão de construção. Os inventários foram baseados a partir do levantamento quantitativo de insumos, distância e número de viagens do fornecedor até a obra, e transporte de resíduos. 

A 1° edição da CECarbon é referente ao orçamento da obra, ou seja, o que foi estimado para o desenvolvimento da mesma. As etapas consideradas na 1° edição foram: serviços preliminares (movimentação de solo), fundações, estrutura, vedações, revestimentos, esquadrias e vidros, pintura, cobertura, pavimentação e infraestrutura, instalações prediais, consumo de energia e transporte de resíduos.

Além dos inventários de 1° edição, serão realizados os de 2° e 3° edição, onde o de 2° edição se refere à apuração das emissões no desenvolvimento das obras, e o de 3° edição, apuração total de emissões no término das obras e emissão de resultados oficiais.

Benefícios do relatório CeCarbon

A partir desses primeiros e demais inventários dos projetos, é feita uma análise de quais os principais insumos poluentes e com maior demanda energética, com intuito de, em um futuro breve, implementar metas de redução de GEE em nossos empreendimentos. Dessa maneira, é possível desenvolver a qualificação de fornecedores e materiais que possuem tecnologias de baixa emissão de GEE.

Além disso, os gastos tendem a cair drasticamente, afinal, todas as soluções viabilizam reformular os métodos de consumo de energia e água, além de trazer soluções alternativas, porém competentes.

O posicionamento da empresa assumindo compromissos ambientais gera valor institucional. Os investidores estão de olho em empresas bem apresentadas no mercado. Segundo a CNN, o aumento de investimentos na ESG no ano de 2019 foi de US $900 bilhões. Além de investidores, outras instituições tendem a ficar atentos aos passos de seus concorrentes, tornando o âmbito comercial um tanto quanto competitivo.

Conheça o empreendimento Welconx Villa Romana

O empreendimento se concentra em uma excelente parte da zona oeste de São Paulo, próximo de comércios e serviços essenciais de qualidade, com mobilidade urbana e ruas arborizadas. Suas áreas comuns são equipadas e decoradas, contando com: brinquedoteca, coworking, salão de festas, piscina, churrasqueira e muito mais.

O Welconx Villa Romana possui um sistema de aproveitamento de águas pluviais, no qual a água é captada por materiais impermeáveis seguindo para um reservatório, assim ela será guiada para os pontos de interesse do morador, seguindo os parâmetros de utilização. A água pode servir para diversas finalidades, como: irrigação de plantas, descargas de bacias sanitárias, lavagem de áreas externas e até mesmo lavagem de veículos.

São distribuídas nas áreas comuns lixeiras de coleta seletiva, para que haja o hábito de reciclagem de matérias, torneiras com temporizador, que estimulam o gasto mínimo de água e o processo de elevadores utilizam sistemas inteligentes e econômicos.

E se estiver à procura de um projeto sustentável e socialmente responsável para investir, entre em contato e conheça mais sobre o Welconx Villa Romana.

Gostou do nosso artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx