Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Meu Primeiro Imóvel: Saiba Como Fazer a Melhor Escolha

Data de publicação:

20 de outubro de 2020

Categoria:

Compra de imóvel

Leitura:

7 minutos

Meu primeiro imóvel saiba como fazer a melhor escolha

Chega um momento em nossa vida que desejamos conquistar a nossa independência, construir a nossa própria família e, assim, ter um lar para chamar de nosso. Faz parte do amadurecimento da vida adulta e é o sonho de muitas pessoas. Os motivos podem ser vários, desde um casamento até a liberdade em ter o próprio espaço.

Como sabemos que essa é uma escolha muito especial e que requer atenção em inúmeros aspectos, separamos neste post dicas para você fazer a melhor escolha para investir em seu primeiro imóvel.

Defina o tipo de imóvel

Para escolher um imóvel é preciso saber qual o seu estilo de vida e as suas necessidades. Dessa forma, você terá mais assertividade em sua busca por imóveis. Quem pensa em morar só ou com alguém e não tem pets de grande porte, uma alternativa interessante é um apartamento.

Porém, se você tem filhos ou animais de estimação e deseja um lugar espaçoso, a sugestão é escolher uma casa. Confira alguns aspectos que devem ser considerados para cada tipo de imóvel e entenda qual é o melhor para o seu caso.

Apartamento

Se a sua rotina é agitada, você trabalha ou estuda fora e acaba passando a maior parte do dia longe de casa, o ideal é buscar um apartamento que seja confortável, mas sem a necessidade de ser muito grande.

Já para quem costuma ficar mais em casa e recebe muitas visitas, é interessante procurar imóveis que ofereçam áreas de lazer, como playground, quadras, salão de festas, churrasqueiras, piscinas, entre outras opções de lazer. Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo o seu lar!

Para quem gosta de reuniões com os amigos, é interessante procurar um lugar com uma sala grande. Quantas pessoas vão morar no imóvel? Essa informação é importante para definir a quantidade de quartos.

Gosta de cozinhar? Um imóvel com cozinha ampla ou espaço gourmet será sua melhor opção. Ama esportes? Então ter uma academia ou quadras no prédio farão a diferença! Vale lembrar também que os apartamentos tendem a ser mais seguros, pois, geralmente, têm um sistema de câmeras de segurança e portaria.

Casa

Se você precisa de mais espaço, tem uma família grande, um ou mais animais de estimação e mais de um carro, por exemplo, o ideal é que seu primeiro imóvel seja uma casa, mas lembre-se de se informar sobre o IPTU e a segurança da rua.

Geralmente, os moradores se unem e contratam profissionais especializados para fazer a segurança ou ronda da rua. Observe também como é a convivência do bairro, para saber se o local tem muitos barulhos ou muita movimentação. Para quem trabalha em casa, ter mais silêncio é essencial. Buscar casas com quintal ou jardim também facilitará para que as crianças e os bichinhos de estimação se sintam mais confortáveis.

Quem tem família grande, com mais de um filho, por exemplo, e costuma receber familiares e amigos para comemorar, também é interessante investir em uma casa. Dessa forma, você terá mais liberdade em relação ao som e espaço.

Procure por uma boa localização

Qual bairro ou região combina mais com as suas atividades? Se você não tem carro, por exemplo, é importante identificar se a região está próxima a estações de metrô e pontos de ônibus.

Já para as famílias, saber se a escola dos pequenos está por perto deixará a rotina mais prática. Perceba se o trabalho também é próximo para não ter problemas com trânsito.

Cada região, bairro e cidade têm suas características e seus valores de compra por metro quadrado. Quanto mais afastados dos centros, mais baratos. Considere também o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que varia muito dependendo da região, entenda mais nos próximos tópicos.

Ah, lembre-se que ter um lar com boa iluminação e que receba sol é essencial! Tanto para secar as roupas quanto para arejar o ambiente. Em tempos de pandemia, é bom até para tomar um pouco de sol dentro de casa. Geralmente, imóveis voltados para a face sul são bem menos iluminados.

Faça um planejamento financeiro

Para garantir que seu primeiro imóvel não gere imprevistos financeiros, é importante realizar um planejamento. Muitas pessoas, quando pensam em morar sozinhas, focam apenas no aluguel ou no valor do imóvel e esquecem do restante dos custos, como os de alimentação, transporte, lazer, saúde, impostos, manutenções, emergências, entre outros.

Há também os custos com os eletrodomésticos novos, caso você não tenha; e com a mudança, caso precise de um carreto. Realizando um planejamento você evita passar por dificuldades financeiras.

O ideal é reservar uma boa quantia financeira antes de investir em seu primeiro imóvel e separar uma parte de suas economias para seu desenvolvimento pessoal, como para realizar cursos, viajar, comprar, investir, etc. A respeito dos custos com documentos, taxas e impostos, confira no tópico a seguir.

Informe-se sobre a documentação

Facilitar processos burocráticos é um dos desejos das pessoas durante a compra de um imóvel. Sabendo disso, separamos as informações necessárias para você saber quais são os documentos mais importantes.

Documentação do comprador:

  • cópia autenticada da certidão de casamento ou nascimento;
  • cópia do RG e CPF;
  • cópia dos três últimos comprovantes de renda;
  • cópia do comprovante de renda.

Documentação para quem utilizará o FGTS:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • extratos de conta bancária;
  •  autorização para movimentação de contas vinculadas;
  •  declaração de primeira compra de imóvel.

Documentação do imóvel:

  • cópia autenticada da escritura;
  • certidão atualizada de registro de imóvel;
  • cópia autenticada do IPTU
  • certidão negativa de dívidas de condomínio (no caso de apartamentos);
  • certidão negativa vintenária de ônus reais (para saber se há possíveis dívidas do imóvel);
  • registro de ações reipersecutórias e alienações (para identificar se o imóvel está sendo vendido  de forma informal);
  • cópia do carnê de imposto predial dos últimos 5 anos ou certidão negativa de impostos;
  • averbação de construção junto ao cartório de registro de imóveis;
  • planta do imóvel (aprovada pela prefeitura) ou croqui dimensionado e com assinatura do engenheiro ou arquiteto;
  • Habite-se (Certificado de Conclusão da Obra) emitido pela prefeitura, comprovando a legalidade do imóvel.

Vale lembrar que, em tempos de pandemia, poder realizar alguns processos a distância é muito vantajoso. Recentemente, a Conx adotou a assinatura eletrônica de contratos para proteger você.

Avalie a condição do imóvel

Se você já realizou o seu planejamento financeiro e está começando a visitar imóveis, é de extrema importância para a escolha que você repare nos seguintes aspectos de conservação:

  • estrutura;
  • pintura;
  • sinais de rachadura;
  • vazamentos (goteiras);
  • mofo no teto;
  • aparência do chão;
  • situação das portas e janelas;
  • se há presença de insetos;
  • proximidade de esgotos abertos ou lixões.

Ao comprar um imóvel, tenha essas importantes informações para fazer um bom investimento. Papéis de parede e pinturas podem esconder alguns problemas graves, então observe tudo com muita atenção!

Essas informações ajudam muito a ter segurança total na decisão da compra do seu primeiro imóvel. Após definir o tipo de imóvel, realizar um planejamento financeiro, escolher a região, verificar a conservação do imóvel, saber se o valor cabe em seu orçamento e reservar quais são os documentos necessários e as taxas a pagar, você concretizará seu sonho!

Afinal, tudo é possível quando realizamos um bom planejamento, temos cautela, coragem, o máximo de informações possíveis e a opinião de especialistas e pessoas com experiência de vida.

Precisa de ajuda para concretizar o sonho de ter seu primeiro imóvel? Conte com a Conx! Oferecemos imóveis encantadores para você ter o lar mais aconchegante.




Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx