Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Construtora e Incorporadora: entenda o que faz cada uma delas

Data de publicação:

24 de março de 2022

Categoria:

Conx

Leitura:

4 minutos

É por isso que a Conx, uma construtora e incorporadora que conquistou credibilidade ao longo de mais de 30 anos de atuação, vai te explicar a diferença.

Muitas empresas recebem a autorização para atuar como construtora e incorporadora, levando algumas pessoas a acreditarem que ambos termos possuem o mesmo significado, entretanto, existem muitas diferenças nas funções que cada uma delas exerce em um empreendimento. 

É por isso que a Conx, uma construtora e incorporadora que conquistou credibilidade ao longo de mais de 30 anos de atuação, vai te explicar a diferença.

O que é uma incorporadora?

O papel principal da incorporadora é lidar com as questões burocráticas relacionadas a realização de um imóvel, portanto, é ela quem vai definir o local da obra, negociar a compra do terreno, formalizar o registro em cartório e providenciar todas as licenças e alvarás necessários para a construção do empreendimento residencial ou comercial.

Podemos pensar na incorporadora como a proprietária do projeto, assim, também é sua responsabilidade cuidar do planejamento do condomínio e dos apartamentos, por exemplo, definindo o número de andares, as opções de lazer e serviços nas áreas comuns, a quantidade de vagas na garagem, entre outros fatores relacionados à planta.

A partir destas definições e de um estudo aprofundado sobre o perfil dos clientes, a incorporadora assume a responsabilidade de contratar uma construtora e os fornecedores que darão andamento ao projeto, e também outros profissionais que talvez sejam necessários, como arquitetos e empreiteiros.

O que é uma construtora?

Como o próprio nome sugere, a construtora é responsável pela construção do imóvel, portanto, é ela quem cuida da contratação de profissionais qualificados, compra dos equipamentos necessários e definição das tecnologias que serão utilizadas durante a obra. 

A construtora também tem a obrigação de zelar pelo bem-estar e segurança da mão-de-obra, fornecendo EPIs e seguindo as diretrizes de segurança do trabalho.

Caso haja qualquer comprometimento na integridade física do projeto durante a construção civil, é dever da construtora gerenciar os riscos e garantir a total segurança e qualidade do empreendimento, assim como determinar os prazos de entrega da obra e garantir que o cronograma seja respeitado por todos os profissionais envolvidos.

Diferenças entre construtora e incorporadora

É importante entender as diferenças entre construtora e incorporadora para saber a quem recorrer caso haja algum problema no condomínio. 

Em resumo, podemos definir a incorporadora como responsável pelo projeto e a construtora pela execução, sendo que ambas participam ativamente da etapa de construção civil, já que a incorporadora é responsável pela vistoria de todos os passos.

Ao optar por uma empresa que atua como construtora e incorporadora simultaneamente, o cliente tem a tranquilidade de centralizar todas as suas necessidades em uma só empresa, garantindo agilidade e comunicação eficaz entre os setores envolvidos, já que todos os dados relacionados à obra são armazenados em um banco de dados comum. 

Qual a relação com a imobiliária?

A imobiliária pode ser acionada após a realização do projeto, para intermediar a venda ou locação do imóvel, tanto na fase de obras quanto na fase de lançamento.

 Essa empresa é responsável pelas tratativas com o cliente e pela garantia de que toda a documentação está regular, recebendo uma comissão da incorporadora pelas negociações.

Ficou com alguma dúvida? Converse com nossos consultores para entender a atuação da Conx Construtora e Incorporadora em todas as etapas do empreendimento e conhecer as vantagens da negociação 100% digital.

Entre em contato com a Conx

Welconx

Para não perder nossos conteúdos e outras dicas do mercado imobiliário, faça seu cadastro abaixo:


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx