Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Tudo sobre conceito aberto: Saiba como decorar seu imóvel

Data de publicação:

5 de julho de 2023

Categoria:

Decoração

Leitura:

7 minutos

Quer saber tudo sobre conceito aberto? Nesse artigo você obterá dicas de decoração para deixar seu imóvel mais amplo e aconchegante utilizando o conceito aberto.

O conceito aberto é uma tendência crescente na arquitetura que visa a criação de espaços integrados e fluidos, sem as paredes ou divisórias que costumam separar os ambientes. Esse tipo de design não só oferece uma maior sensação de amplitude do apartamento, como também favorece a convivência e a comunicação entre as pessoas que compartilham o mesmo espaço.

 

No decorrer deste artigo, abordaremos algumas questões fundamentais para a criação de uma decoração com conceito aberto. Começaremos explicando o que é o conceito aberto e suas principais características. Em seguida, apresentaremos dicas de como utilizar a iluminação para valorizar a decoração de ambientes integrados.

 

Além disso, falaremos sobre como a iluminação pode ser utilizada de forma estratégica para valorizar a decoração do apartamento com conceito aberto, criando diferentes ambientes e destacando pontos focais. E por fim, mostraremos como é possível criar uma decoração com conceito aberto que seja, ao mesmo tempo, aconchegante e funcional, por meio da escolha de cores, texturas e elementos decorativos.

 

Esperamos que este artigo seja uma fonte de inspiração e orientação para quem deseja valorizar o layout com conceito aberto em seu apartamento. Vamos lá!

O que é conceito aberto na decoração de ambientes?

 

O conceito aberto na decoração consiste na integração maior dos espaços e ambientes, na qual os cômodos passam a ser divididos apenas pelos móveis e pela decoração dos espaços utilizando-se de objetos decorativos tais como: tapetes, biombos, móveis, ilhas, bancadas, plantas, luminárias, entre outras formas de se delimitar e separar ambientes. 

 

Bons exemplos disso são o uso de sofás ou poltronas para delimitar a área da sala de estar. Um buffet ou aparador pode servir para delimitar a área da sala de jantar e a cozinha, pode ser idealizada com ilhas trazendo um conceito de modernidade e ajudando a separar esse espaço do restante da casa com conceito aberto.

 

Você pode usar sua criatividade para criar os layouts. Uma boa dica é utilizar ferramentas como o Pinterest ou até mesmo contratar um especialista designer de interiores, ou arquiteto para te auxiliar nessa jornada. Outra dica são os blogs sobre decoração e acessórios, que também são uma boa pedida na hora de pensar em orientações de como fazer a disposição dos ambientes do seu lar.

Como a iluminação pode ser utilizada para valorizar uma decoração com conceito aberto

A iluminação dos ambientes não é mais tida apenas para clarear um local escuro, mas também para criar aspectos de profundidade com uso de técnicas de luz e sombra assim como nas obras de arte.

 

Atualmente se tornou um elemento de funcionalidade e eficiência, que cria sensações no espaço como um todo. Em um ambiente aberto, através da iluminação, é possível fazer limitações de espaços e trazer aconchego.

 

As técnicas decorativas também mudaram. Não é mais necessário a iluminação estar presente somente no teto, pode ser colocada nas paredes ou por meio de luminárias de chão, ampliando os ambientes.

 

Como diferentes tipos de iluminação influem no ambiente?

A iluminação de um espaço pode influenciar em vários aspectos, como na sua produtividade, na concentração, motivação ou até mesmo, na hora de dormir e descansar. Para cada espaço ter uma iluminação adequada, é necessário escolher da forma correta a temperatura, intensidade, cor e localização das lâmpadas.

 

Algumas dicas para criar esses ambientes e sensações:

 

  • Delimite com iluminação direta sobre algum objeto ou móvel. Esse tipo de toque é ótimo para ambientes como home office que precisam de abajures e luz localizada;
  • Crie um efeito intimista com iluminação indireta, sem foco em determinado espaço, objeto ou móvel;
  • Utilize luz fria para espaços que necessitam de mais atenção e poder de iluminação, como cozinhas e escritórios;
  • Utilize luz quente para obter uma sensação de aconchego nos espaços, já que provocam relaxamento e bem-estar. As luminárias amareladas são ótimas para ambientes intimistas, como quartos e sala de estar;
  • Indicada para utilização em espaços grandes, a luz neutra ilumina de forma mais natural, sem distorcer as cores dos objetos, se assemelhando à luz do dia.

 

Como iluminar corretamente cada ambiente?

 

  • Coloque pontos de luz em locais que demandam sua atenção;
  • Procure ter pontos de iluminação geral e escolha locais para mesclar luz e sombra;
  • Use a iluminação para delimitar a função do espaço colocando ponto de luz nos móveis que delimitam espaços físicos.

O conceito aberto é uma tendência crescente na arquitetura que visa a criação de espaços integrados e fluidos, sem as paredes ou divisórias que costumam separar os ambientes.

Como transformar um imóvel em conceito aberto?

Se você já tem um imóvel, mesmo que na planta, e quer transformá-lo em conceito aberto, é muito importante contar com auxílio técnico de um engenheiro ou arquiteto antes da tomada de decisão de abrir os espaços. Por isso, comprar imóveis que já venham com a planta de conceito aberto, é tão imprescindível nesse caso.

 

Não decida derrubar nenhuma parede antes de falar com um profissional. É preciso avaliar se as paredes internas de seu lar não são estruturais, por exemplo, ou se há encanamentos, tubulações e fiações nas paredes em questão. Normalmente, as paredes e vigas são responsáveis por fazer o suporte do peso do piso ou do telhado. Ou seja, se você simplesmente remover, poderá colocar a estrutura em risco. 

 

Algumas opções de integrações que podem ser feitas:

  • Integrar sala, cozinha, sala de estar e varanda, favorecendo a circulação e integrando os moradores;
  • Eliminar as paredes centrais que dividem sala de jantar, sala de estar e cozinha, criando um living e trazendo amplitude ao local;
  • Deixar algumas áreas particulares, como quartos e banheiros, garantindo a privacidade e estabelecendo ambientes;
  • Use móveis para dividir os ambientes e estruturas como grades e painéis vazados. 

 

As vantagens e pontos de atenção ao decorar seu imóvel com conceito aberto

Para criar ambientes decorados em conceito aberto, deve-se atentar ao fato da circulação. Tomar cuidado para que móveis e objetos não comprometam a passagem de corredores e o centro dos ambientes, principalmente se for um imóvel pequeno.

 

Outro ponto de atenção está relacionado à privacidade. Se você trabalha em home office é importante ter um cômodo extra para escritório e dormitórios. 

 

As vantagens da decoração com conceito aberto para imóveis menores

 

Imóveis menores podem ficar mais apertados caso tenham muitas divisórias de paredes e vigas. Uma das vantagens mais marcantes de um apartamento com conceito aberto pode ser sentida em imóveis menores através de: 

 

  • Ganho de amplitude, por não ter paredes efetuando uma quebra visual;
  • Aumento da socialização dentro do lar, oferecendo mais conforto e aconchego na hora de receber amigos e familiares;
  • Entrada de luz natural e circulação de ar maiores.

 

Agora que você já sabe como decorar um apartamento com conceito aberto, chegou o momento de realizar o sonho da compra do seu imóvel.

 

Se gostou do nosso artigo, deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx