Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Varanda Gourmet: mais estilo para sua área de convivência

Data de publicação:

20 de outubro de 2023

Categoria:

Decoração

Leitura:

11 minutos

Você já pensou em ter uma varanda gourmet? Afinal, quem não quer ter um espaço bonito, confortável e aconchegante para reunir amigos e familiares? Esse espaço pode oferecer tudo isso, principalmente pela sua versatilidade, que permite que seja incluída até mesmo em apartamentos menores. 

 

Mas antes de começar a planejar e projetar, é importante entender o que é exatamente uma varanda gourmet e como transformar esse espaço em um local perfeito para você e sua família, com inspirações. Vamos lá!

 

O que é uma varanda gourmet?

A varanda gourmet é um local projetado para ser a extensão da sala de estar e jantar  dos apartamentos. 

 

A ideia por trás é criar um ambiente onde amigos e familiares possam se reunir, cozinhar juntos e aproveitar as refeições ao ar livre sem abrir mão do conforto e da comodidade de uma cozinha interna. 

 

É por isso que ela se tornou uma tendência popular em design de interiores e exteriores, já que proporciona um espaço versátil para entretenimento e relaxamento em casa. 

 

Você pode optar por diferentes estilos de decoração, equipamentos e utensílios para completar o espaço e deixá-lo com a sua personalidade, tornando a varanda gourmet o ponto alto da sua casa.

 

Os principais tipos de varanda gourmet para se inspirar

Existem diferentes tipos de varandas gourmet que você pode considerar na hora de planejar a sua. Abaixo preparamos uma lista com os 8 principais modelos, confira:

 

Varanda Gourmet Clássica

A varanda gourmet clássica geralmente apresenta móveis de madeira, uma churrasqueira de alvenaria, com uma mesa grande e cadeiras estofadas para a área de refeições. As cores neutras e detalhes elegantes são predominantes.

 

Varanda Gourmet Moderna

O design moderno neste tipo de espaço se destaca por linhas limpas, materiais contemporâneos, como aço inoxidável e vidro, além de uma paleta de cores minimalista. O grande destaque está na iluminação embutida e os eletrodomésticos de última geração.

 

Varanda Gourmet Rústica

Na estética rústica, é bem comum incorporar elementos como tijolos e deixá-los à vista, ou então, madeira envelhecida e móveis de estilo campestre. Um diferencial, é o uso de lareira a lenha como decoração, que tornam o ambiente acolhedor e adicionam charme.

 

Varanda Gourmet Urbana

Projetada para espaços pequenos, a varanda gourmet urbana costuma contar com móveis dobráveis e eletrodomésticos compactos. Ela também se destaca pelo uso de cores neutras e o design minimalista que torna o aproveitamento do espaço mais eficiente.

 

Varanda Gourmet com Bar

Perfeita para os entusiastas de coquetéis, esse tipo de varanda gourmet possui um bar completo, com bancos e prateleiras que remete, literalmente, a um bar. O diferencial, além da disposição dos móveis, está na iluminação que dá um toque sofisticado.

 

Varanda Gourmet com Jardim Vertical

Para quem gosta de espaços mais verdes e naturais, a varanda com jardim vertical pode ser uma excelente opção. Esse jardim pode ser suspenso no ar, fixado apenas por cabos de aço presos no teto, ou montado em uma parede com prateleiras de madeira. 

 

Além de fornecer ervas frescas e uma decoração simples, ele cria um ambiente mais natural e harmônico.

 

Varanda Gourmet Compacta

Projetada para espaços pequenos, neste tipo de varanda gourmet cada elemento é cuidadosamente pensado e escolhido para proporcionar uma experiência completa, sem comprometer a funcionalidade e o conforto.

 

Por isso, os projetos contam com móveis multifuncionais e eletrodomésticos compactos para otimizar o espaço e trazer essa sensação de aconchego. É o caso do Florart, um empreendimento da Conx que conta com uma ótima opção de varanda gourmet compacta. 

 

Varanda Gourmet de Luxo

Para quem não abre mão da sofisticação, esse tipo de varanda pode ser uma ótima opção. Ela utiliza materiais de alta qualidade, tecnologia de ponta e detalhes luxuosos, que fazem toda a diferença no espaço, como uma adega climatizada e um sistema de som integrado.

 

O que não pode faltar em uma varanda gourmet completa?

Se você está pensando em projetar uma varanda gourmet, ou buscando um apartamento que ofereça essa opção, precisa saber quais os itens são essenciais para tornar o espaço completo e aconchegante. 

 

Confira abaixo, itens indispensáveis para esse ambiente e comece a imaginar a sua varanda gourmet dos sonhos!

 

Equipamentos e acessórios

Começando pelo básico, você definitivamente vai precisar de uma churrasqueira ou um forno de pizza. Afinal, como você vai preparar aquele belo churrasco ou aquela deliciosa pizza sem esses equipamentos? É quase impossível!

 

Se você quer realmente impressionar seus convidados, um forno convencional e uma bancada de preparação de alimentos também são fundamentais. Assim você pode fazer todo tipo de receita com sua família e amigos. 

 

Por fim, para deixar tudo organizado e otimizado, não esqueça de acessórios como conjunto de talheres, potes para temperos e utensílios para churrasco. 

 

Decoração

Quadros, objetos e até mesmo peças de arte são elementos que podem dar um toque de personalidade e sofisticação à sua varanda gourmet. Os quadros podem ser escolhidos de acordo com o estilo de decoração que você deseja seguir. 

 

As esculturas também são uma ótima opção para adicionar um toque de arte ao ambiente. Você pode escolher, por exemplo, formas abstratas, esculturas ou até mesmo peças mais divertidas e inusitadas para dar um toque de criatividade à sua varanda.

 

A iluminação é outro aspecto que deve ser considerado, você pode escolher luminárias específicas para criar a atmosfera que deseja para o ambiente, O ideal é escolher modelos que combinem com o estilo de decoração escolhido, como lanternas de vidro para um ambiente mais romântico ou luminárias para um design moderno.

 

E não se esqueça dos vasos de plantas. Eles são essenciais para trazer a natureza para dentro de casa e criar um ambiente mais fresco e agradável. Além disso, as plantas adicionam um toque de cor e vida ao espaço. Você pode optar por vasos com diferentes tipos de plantas, como suculentas, folhagens ou até mesmo flores. 

 

Revestimentos 

Outra coisa que não pode faltar na sua varanda é um revestimento que transmita a sua personalidade. O estilo rústico e aconchegante, por exemplo, combina perfeitamente com tijolos, pedras ou madeira. 

 

Mas, se você é mais adepto do estilo clean e sofisticado, pode optar por tons neutros e revestimentos lisos, como o inox e o porcelanato. Já pensou em uma varanda gourmet com um visual minimalista, onde o branco e o cinza predominam, combinando perfeitamente com os móveis e acessórios? 

 

No entanto, se você prefere deixar o espaço mais alegre e divertido, pode apostar em pontos de cores na decoração. Que tal ladrilhos hidráulicos ou outros materiais coloridos para dar vida à varanda? Você pode escolher um tema ou simplesmente misturar cores vibrantes e criar um ambiente cheio de energia e bom humor. 

 

O importante é que você não se esqueça de que o revestimento escolhido deve ser resistente ao tempo e de fácil manutenção. 

 

Móveis

Para receber seus convidados e aproveitar a família nesse espaço, você vai precisar de móveis confortáveis e aconchegantes. Entre os mais comuns estão mesa, bancos, banquetas, cadeiras e até estofados. 

 

Mas, vale destacar que só os móveis não são o suficiente. É preciso ter um toque especial na decoração. Então, que tal investir em cadeiras coloridas ou em estampas divertidas para deixar o ambiente mais descontraído? 

 

Você também pode optar por almofadas com tecidos diferenciados, para dar um toque a mais aos assentos. Os bancos, como “Canto Alemão” também podem ser ótimas opções, especialmente em ambientes menores. 

 

Lembre-se de levar em consideração o espaço disponível na sua varanda. É importante que os móveis sejam proporcionais ao tamanho do local, para que não fique tudo muito apertado. Tenha em mente que a funcionalidade também é essencial. Afinal, não adianta ter móveis bonitos se eles não forem práticos e confortáveis.

 

Estilos de decoração para investir na sua varanda gourmet

Que tal aproveitar que está aqui e conferir algumas sugestões de estilos que podem ser usados para decorar a sua varanda gourmet? Confira as opções que separamos para você.

 

1. Rústico 

Se você é fã de um ambiente mais rústico e acolhedor, esse estilo é perfeito para a sua varanda gourmet. Utilize materiais como tijolos, pedras e madeira para revestir algumas superfícies, trazendo um toque de campo para o ambiente

 

Você pode combinar tons fortes de terra para criar uma sensação de conforto e aconchego e adicionar elementos decorativos como lanternas e luminárias para criar um clima intimista e agradável para os seus momentos de convivência.

 

2. Moderno e minimalista

Se você prefere uma decoração mais clean e sofisticada, o estilo moderno e minimalista é ideal para a sua varanda gourmet. Então, opte por tons neutros e revestimentos mais lisos, como o inox e o porcelanato, para criar uma atmosfera elegante e contemporânea. 

 

Você também pode utilizar móveis com linhas retas e formas simples, evitando excesso de elementos decorativos. Para deixar ainda completo, alegre e vibrante, adicione pontos de cor estrategicamente para trazer vida ao ambiente.

 

3. Romântico

Mas, se você deseja criar um ambiente romântico e cheio de charme, esse estilo é perfeito para a sua varanda gourmet. Nele, você pode utilizar tons suaves e delicados, como rosa, azul e tons pastéis, para criar uma atmosfera romântica.

 

Uma boa ideia também é investir em móveis vintage ou retrô, com detalhes rendados e estofados em tecidos delicados. Além disso, você pode adicionar elementos decorativos como quadros, esculturas e peças de arte para dar um toque de elegância e personalidade ao ambiente.

 

4. Urbano 

Se você é fã de uma decoração mais industrial e urbana, esse estilo é perfeito para investir na sua varanda gourmet. Você pode utilizar elementos como tijolos expostos, detalhes em metal e superfícies de concreto para dar ao seu espaço uma aparência urbana e ousada. 

 

Além disso, opte por cores neutras como cinza, preto e tons metálicos para criar uma sensação elegante e moderna, e acrescente peças com inspiração industrial, como cadeiras e mesas de metal, para complementar o estilo. 

 

5. Tropical  

Para quem ama cores fortes e vibrantes, o estilo tropical é uma ótima alternativa. Nele, além de contar com elementos mais naturais como palmeiras e bambu para trazer o ar livre para dentro, também é possível investir em acessórios como cestas de tecido e lanternas coloridas para criar um ambiente descontraído e convidativo. 

 

6. Boêmio e eclético 

Por último, não poderíamos deixar de destacar um estilo que atrai, principalmente quem tem o espírito livre e adora uma mistura de estilos e padrões.

 

No estilo boêmio e eclético, você pode usar cores vibrantes, padrões contrastantes e texturas exclusivas para criar um espaço confortável e chique. É possível utilizar elementos como tapetes estampados, móveis ecléticos e tecidos coloridos para adicionar profundidade e personalidade ao seu espaço. 

 

Além de misturar e combinar diferentes estilos e materiais, como cadeiras de vime com almofadas de veludo ou mesas de madeira com tampos de mosaico, para criar um ambiente eclético e convidativo.

 

O importante é que a sua varanda gourmet represente o seu estilo e personalidade de forma simples, tornando o espaço perfeito para você reunir amigos e familiares. 

 

Agora que você já sabe o que é uma varanda gourmet, que tal conhecer seu futuro apartamento que oferece essa opção já decorada? 

Na Conx você pode realizar esse sonho. Entre em contato e descubra como!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx