Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Selo de certificação: Neoconx Elísio 660 recebe o Selo Azul

Data de publicação:

15 de fevereiro de 2023

Categoria:

Empreendimentos

Leitura:

6 minutos

Você já deve ter ouvido falar sobre selos de certificação. No mercado imobiliário eles são símbolos ou marcas concedidas a empreendimentos que atendem a certos padrões de qualidade, ética e responsabilidade social e ambiental.

Essas certificações são concedidas por organizações reconhecidas e a obtenção de um selo pode ratificar os valores e o compromisso da empresa com as melhores práticas ASG, (Ambiental, Social e Governança) de maneira a garantir que todos os processos e tomadas decisões estejam de acordo e aumentar a confiança dos consumidores em seus empreendimentos.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre selos de certificação para empreendimentos e apresentar um de nossos produtos acaba de receber esse reconhecimento.

  • O que é o Selo Azul Projetar?
  • Como a Conx recebeu este selo?
  • Por que ter um selo de certificação é importante?
  • Conheça o Neoconx Elísio 660

O que é o Selo Azul Projetar?

Este selo de certificação foi criado em 2009 pela Caixa Econômica Federal para reconhecer projetos que, além de adotar soluções na área de arquitetura e urbanismo de qualidade, levam em consideração o uso consciente dos recursos naturais e ambientais.

Ademais, o Selo Azul Projetar da Caixa também leva em consideração o uso racional dos recursos naturais e se propõe a promover a conscientização de empreendedores e moradores sobre os benefícios da construção sustentável.

Após 10 anos de selo, a Caixa percebeu que era necessário renovar suas diretrizes para atender às inovações no setor da construção civil e, desde 2021, dividiu-o em 2 etapas: Projetar e Habitar. Até que, em 2022, passou por alterações na nomenclatura dos níveis, nos indicadores e na gradação da pontuação dos critérios.

A certificação possui 4 níveis: Cristal, Topázio, Safira e Diamante e a avaliação para definir qual nível será concedido depende da pontuação alcançada nos critérios.

São 100 pontos possíveis divididos em 6 categorias:

  • Qualidade Urbana e Bem-Estar;
  • Eficiência Energética e Conforto Ambiental;
  • Gestão Eficiente da Água;
  • Produção Sustentável;
  • Desenvolvimento Social;
  • Inovação.

Como a Conx recebeu este selo?

Como visto anteriormente, é necessário preencher os critérios para receber um selo de certificação sustentável. Para receber esse reconhecimento, a Conx enviou uma proposta para o órgão responsável, na qual 28 critérios obrigatórios foram preenchidos e avaliados.

A Conx foi rigorosa ao garantir que todos os parâmetros fossem atendidos e não deixou nenhum detalhe de fora. Foram avaliados aspectos como a gestão de resíduos da construção e demolição, retenção de águas pluviais, medição do desempenho térmico, qualidade e infraestrutura no espaço urbano e muitos outros, nos quais a Conx recebeu pontuações positivas e, consequentemente, foi contemplada com o selo da certificação sustentável.

Este reconhecimento não só reforça o compromisso social e ambiental da empresa, como também a torna uma referência para o setor da construção civil.

Por que ter um selo de certificação é importante?

Imóveis com selos de certificação sustentável estão cada vez mais em alta, indicando uma atual grande necessidade de comprometimento com a preservação do meio ambiente e compromisso social.

Além disso, existem alguns outros motivos muito importantes para se ter esse selo:

  • Melhora a eficiência energética: um imóvel com selo de certificação sustentável tem a tendência de ser mais eficiente em termos de energia e água, resultando em economia de custos para o proprietário.
  • Valorização do imóvel: um imóvel com selo de certificação sustentável é considerado mais valioso no mercado imobiliário e atrai compradores interessados em um estilo de vida mais verde.
  • Contribuição para a preservação do meio ambiente: a construção de imóveis sustentáveis contribui para a redução da pegada de carbono e preserva os recursos naturais para as gerações futuras.
  • Maior conforto e saúde: imóveis certificados tendem a ter uma melhor qualidade do ar interno, iluminação natural e acústica, o que resulta em maior conforto e saúde para os moradores.

Em resumo, um imóvel com selo de certificação sustentável oferece vários benefícios para o proprietário, o meio ambiente e a sociedade como um todo. Além disso, mostra a preocupação da incorporadora com a preservação dos recursos naturais e a promoção de um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Existem vários tipos de selos de certificação disponíveis, e cada um deles tem suas próprias exigências e critérios de avaliação. Aqui estão alguns exemplos de outros selos de certificação:

  • ISO: concedido a empresas que atendem aos padrões internacionais de qualidade.
  • B Corps: concedido a empresas que se comprometem com práticas responsáveis e éticas, além de ter um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
  • LEED: concedido a edifícios que são projetados e construídos de forma sustentável.

Conheça o Neoconx Elísio 660

O empreendimento está localizado em uma excelente área da região norte de São Paulo e o condomínio possui um pavimento elevado, o que permite ter uma vista mais panorâmica da cidade, mesmo para os moradores do primeiro andar.

Com 6 opções de plantas, este empreendimento oferece 2 dormitórios aconchegantes e completos, com varanda para desfrutar de momentos de tranquilidade e contato com a natureza. Além disso, há a possibilidade de escolher uma unidade com vaga de garagem, garantindo ainda mais comodidade e segurança para você e sua família.

Um dos grandes diferenciais do Neoconx Elísio 660 é a área comum, equipada e decorada com: brinquedoteca, coworking, salão de festas com apoio externo, piscina, churrasqueira e muito mais.

O Neoconx Elísio 660 possuirá um sistema de aproveitamento de águas pluviais, no qual a água é captada por materiais impermeáveis e segue para um reservatório. Assim, ela é guiada para os pontos de interesse do morador, de acordo com os parâmetros de utilização. A água pode servir para diversas finalidades, como: irrigação de plantas, descargas de bacias sanitárias, lavagem de áreas externas e até mesmo lavagem de veículos.

Além disso, o projeto também conta com Dispositivos Economizadores de Energia e Medição Individual de Gás que trazem mais eficiência energética e conforto ambiental para o empreendimento.

Serão distribuídas nas áreas comuns lixeiras de coleta seletiva, para que haja o hábito de reciclagem de matérias e torneiras com temporizador, que estimulem o gasto mínimo de água.

 Venha conhecer um projeto sustentável e socialmente responsável para investir, entre em contato e conheça mais sobre o Neoconx Elísio 660.

Gostou do nosso artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx