Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Home Office na Quarentena: Como Manter o Conforto

Data de publicação:

9 de dezembro de 2020

Categoria:

Organização

Leitura:

3 minutos

Home Office na Quarentena Como Manter o Conforto

O novo Coronavírus fez com que diversos países ficassem em isolamento social. Consequentemente, muitas mudanças tiveram que ser aplicadas à rotina. Entre as principais, destacamos o home office na quarentena. 

Diversas empresas adotaram este formato, enquanto outras já estavam habituadas. No entanto, trabalhar de casa nem sempre é tão simples. Equilibrar a produtividade e o conforto é um grande desafio. Por isso, criamos este post! 

Para saber como ter um home office agradável, acompanhe as dicas!

Priorize a ergonomia

O home office na quarentena trouxe diversas vantagens, como a economia de tempo no quesito deslocamento, a economia financeira — visto que é possível preparar os alimentos em casa —, estar mais perto dos familiares, entre outras. 

Mas é normal que muitos profissionais permaneçam mais tempo em frente ao computador, já que a noção de tempo acaba se perdendo um pouco. As consequências são desagradáveis: sono desregulado, aumento do estresse e surgimento de dores musculares.

Por essa razão, é imprescindível considerar a ergonomia. Ela garante o conforto e a disposição durante o expediente. Aqui vão algumas dicas:

  • mantenha a parte superior da tela do computador ao nível dos olhos;
  • posicione o teclado de modo que os antebraços fiquem paralelos ao chão e os pulsos fiquem retos;
  • ajuste a cadeira para que os seus pés descansem firmemente no chão.

Prepare a iluminação para o home office na quarentena

Outro quesito que interfere na produtividade e no conforto é a iluminação. Escolha um ambiente que tenha luz natural, mas que também permita luminárias quando escurecer. O ideal é que o home office fique perto de janelas. Para as horas mais escuras do dia, as lâmpadas ou os spots de LED são boas sugestões. 

Quanto à temperatura, prefira a de branco frio. É uma alternativa supereconômica e tem um brilho suave. Se o cômodo escolhido for destinado exclusivamente para o home office na quarentena, o foco da iluminação deve ser a mesa de trabalho. Caso o espaço para trabalho seja no quarto, deixe a iluminação agradável com o auxílio de uma luminária de mesa ou pendente.

Organize a mesa e respeite os horários de descanso

Trabalhar de casa pode ser bem interessante, mas, ao mesmo tempo, faz com que muitos profissionais percam um pouco a noção de tempo. Por isso, é muito importante cumprir com o expediente e seguir os horários de descanso. Isso é essencial para preservar o bem-estar do profissional no dia a dia.

Defina um horário para almoçar todos os dias, bem como o horário de pausa para o lanche e para os alongamentos corporais. A mesa de trabalho precisa estar organizada, isso melhora a produtividade. Sendo a mesa específica para o trabalho ou alguma improvisada, o ideal é que o espaço seja limpo, apenas com os itens mais importantes: copo de água, papel e caneta para anotações, etc.

Há quem prefira se vestir como se fosse trabalhar de forma presencial, há quem não se incomode ao trabalhar vestindo pijama. O mais importante é você se sentir bem e confortável. Crie uma rotina e siga à risca os horários, com certeza a sua produtividade será mantida e a sua saúde mental também.

As informações deste texto foram úteis para você? Continue acompanhando as publicações no blog. Assine a newsletter e receba por e-mail todas as atualizações!


Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe a sua experiência!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx