fbpx

Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Blog

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Como avaliar um imóvel antes da compra?

Data de publicação:

5 de outubro de 2021

Categoria:

Blog

Leitura:

3 minutos

Como avaliar um imóvel antes da compra

Para grande parte da população brasileira, comprar um imóvel representa ser responsável por uma dívida significativamente longa, portanto, todo cuidado é pouco na hora da escolha. Há alguns pontos de atenção na hora de avaliar um imóvel, que ajudam você a garantir o melhor custo benefício e que não haverá dores de cabeça no futuro. Confira nossas dicas para realizar o sonho da casa própria sem preocupações.

Confira se o preço está na média

Quando for avaliar um imóvel, é interessante explorar os preços e condições de pagamento de diversas opções semelhantes, mesmo que não esteja interessado nelas, assim, fica mais fácil perceber se vai pagar um valor justo e equivalente ao estilo de planta que escolheu. Caso vá comprar um apartamento, analise também se os valores referentes ao condomínio estão de acordo com os benefícios oferecidos.

Analise a localização do imóvel

Um dos pontos principais na hora de avaliar um imóvel é a localização. Antes de comprar, tire alguns momentos no dia a dia para conhecer o bairro, assim, será possível analisar o comportamento da vizinhança, a proximidade a serviços essenciais e possíveis inconvenientes que podem atrapalhar sua rotina após a mudança. Aproveite também para pesquisar sobre a mobilidade e a segurança da região.

Avalie as condições do imóvel

Verifique com cuidado toda a estrutura quando for avaliar um imóvel, pois evita problemas futuros com instalações hidráulicas e elétricas, e a necessidade de substituir pisos, azulejos, portas e janelas. No caso de imóveis usados, os cuidados devem ser redobrados, para garantir que o estado de conservação corresponda com a descrição do antigo proprietário.

Conheça o condomínio

Todos os condomínios têm suas regras definidas em parceria entre o síndico e os moradores, portanto, esse é um ponto que precisa de atenção quando for avaliar um imóvel. Descubra quais são os regulamentos relacionados a assuntos como reformas, vagas na garagem e aceitação de pets. Avalie também se o condomínio oferece as atividades de lazer e bem-estar que você busca.

Pense no futuro

Mesmo que a localização seja perfeita e tudo pareça estar em ordem, você sempre precisa pensar no seus planos futuros na hora de avaliar um imóvel, afinal, é um investimento a longo prazo. Considere se as medidas da planta são suficientes para a possível chegada de um filho, para a possibilidade de home office, entre outros, assim, reduz as chances de arrependimento pela compra. 

Confira a documentação do imóvel

Não assinar um documento sem ler é uma regra básica para qualquer situação, mas ao avaliar um imóvel, é necessário prestar atenção também em outros fatores, como a regulamentação de débitos e impostos, especialmente no caso de usados. Converse bastante com seu corretor e procure o auxílio de um advogado, se achar necessário.

E aí, gostou do post? Abra a porta para o novo, conheça o Welconx. Sua história começa aqui.

Welconx

CADASTRE-SE PARA NÃO PERDER NOSSOS CONTEÚDOS E DICAS EXCLUSIVAS.


Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe a sua experiência!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx