Conx

15 de março de 2024

Neoconx Elísio 660 participa de projeto-piloto promovido pela SindusCon-SP e Sabesp

Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Saiba como ter uma academia em casa

Data de publicação:

17 de março de 2021

Categoria:

Organização

Leitura:

4 minutos

como ter uma academia em casa

Mas não é preciso se preocupar! Ter uma academia em casa é mais simples do que parece — e nem é preciso gastar muito. Inclusive, dá para improvisar com objetos que temos em casa mesmo, como garrafas e sacos de feijão. 

Se você é do time que adora atividade física ou quer fazer parte dele, este é o momento! Confira as dicas e orientações abaixo e prepare-se para suar e ser mais saudável!

Defina os seus objetivos e considere a sua experiência

Antes de comprar os equipamentos, é preciso levar em consideração dois pontos. O primeiro é o seu objetivo: musculação, aeróbico, ginástica? O segundo é a sua experiência. Se você nunca frequentou academia, é melhor preferir itens mais simples e básicos. Se você já tem o costume, pode ser interessante investir em equipamentos mais específicos.

A partir dessa avaliação, será muito mais fácil compreender no que investir financeiramente. Ah! E se você nunca fez exercício, consulte um profissional de educação física. Ele poderá indicar os melhores exercícios para você, de acordo com o seu condicionamento físico e a sua saúde no geral, combinado?

Reserve um ambiente para montar a academia em casa 

Aqui é a parte que mais merece atenção: o local. Se você tem um cômodo que não é usado, ele pode ser a melhor opção para você treinar. Ter um espaço dedicado aos treinos ajuda no foco e na concentração, além de permitir que os exercícios sejam executados com liberdade de movimentos.

Mas se você não dispõe de tanto espaço em casa, afaste os móveis quando for treinar e depois retorne-os ao lugar quando terminar. Se você mora em condomínio, pode ser viável conversar com o síndico para saber se é permitido treinar nas áreas comuns, como no pátio ou até na garagem

O importante é contar com um ambiente que permita que os exercícios sejam executados da forma certa e que tenha ventilação e iluminação.

Escolha os equipamentos e saiba quais podem ser improvisados 

Se você quiser investir em equipamentos profissionais para a sua academia em casa, saiba que é possível encontrar opções de diversos preços. Mas também é possível usar itens que temos em casa mesmo.

Para um treino básico, você vai precisar de colchonete ou tapete fitness, corda, elástico e halteres. O colchonete pode ser substituído por tapete ou toalha de banho, os halteres por garrafas de água de 500 ml ou cheias de areia.

Se você tiver pouco espaço, não se preocupe. Um treino funcional, por exemplo, pode ser feito com uma “escada no chão”. É tipo uma “amarelinha” que ajuda na coordenação, velocidade e agilidade.

Outro acessório interessante para se ter é a barra de porta. Ela permite exercícios de braços, costas, ombros e abdômen. Dá para ficar dentro de casa, sem ocupar muito espaço, já que o item fica acoplado à porta.

Tenha disciplina e aprimore a academia em casa aos poucos

O mais importante para quem quer ter academia em casa é ter o básico para começar. Conforme você se habituar ao espaço e aos equipamentos, você vai perceber no que precisa investir.

Reserve um momento do seu dia para malhar e tente criar uma rotina de treino. Quem tem o costume de treinar na academia, vai estranhar no começo. Por isso, encontre formas para se motivar, seja com uma música animada, seja com uma decoração temática. 

Ter uma academia em casa é simples e proporciona uma série de benefícios. Você economiza tempo — já que não precisa se deslocar —, tem mais privacidade, não precisa pagar mensalidade e pode criar momentos para que a família também participe. E, como vimos, com alguns equipamentos já é possível dar esse passo!

Curtiu as dicas? Aproveite para se inscrever na newsletter e receba conteúdos como este em primeira mão!


Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe a sua experiência!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx