Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

5 Dicas Incríveis para Deixar a Casa Confortável

Data de publicação:

15 de outubro de 2020

Categoria:

Decoração

Leitura:

7 minutos

5 Dicas Incríveis para Deixar a Casa ConfortávelÉ muito prazeroso chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e ela estar limpa, cheirosa e arrumada. Ao receber visitas, também queremos que tudo esteja em ordem, certo?

Essa organização e limpeza fazem parte do nosso dia a dia e colabora para que a nossa saúde mental prevaleça. Pensando nisso, elaboramos aqui 5 dicas fáceis e rápidas para você manter sua casa confortável. Confira!

1. Mantenha o seu lar organizado

Organização é essencial para deixar a casa mais aconchegante. Inicialmente, setorize sua casa por ambientes, como sala, quarto, cozinha, banheiro e lavanderia. Tenha móveis para organizar cada utensílio em cada cômodo, como gaveteiros, cestos, caixinhas e organizadores de papelaria — que são muito úteis nessa hora.

Sala de estar

Na sala de estar, você pode utilizar caixas para controles remotos, rack para a televisão que ajudará a organizar os itens que devem estar próximos à TV, como os aparelhos de TV a cabo e internet.

Além disso, é um ótimo lugar para colocar itens decorativos, como velas, porta-retratos, quadros e até os vinis e CD’s que queremos deixar à mostra para nós e para as visitas.

Sala de jantar

Já na sala de jantar, mantenha a mesa limpa e invista em uma toalha de mesa bem bonita para manter no dia a dia. Isso facilitará na hora de realizar as refeições, já que você precisará apenas colocar os utensílios de cozinha. Opções em plástico são interessantes porque facilitam a limpeza!

Coloque também um enfeite ao centro, como um vaso de flores, fruteiras ou algo de sua preferência. Ao redor, você também pode investir em um espelho longo colocado na horizontal e em um buffet para guardar as bebidas e louças.

Cozinha

Na cozinha, invista em cores alegres e tons fortes, como laranja, vermelho e até mesmo desenhos, como os que estão nos azulejos alegres, em panos de prato com frutas diversas e até papéis de parede.

Quanto mais alegre, melhor! Porém, caso esse não seja o seu estilo, você também pode investir em uma paleta de cores mais neutra, com a mescla do cinza com preto e branco. Isso dará um toque gourmet em sua cozinha. O toque de vida fica por conta dos detalhes, que pode ser uma cafeteira colorida ou um jogo de talher estampado.

Quartos

Nos quartos, invista no maior conforto possível. Almofadas, edredons estampados bem macios, móveis de cabeceira, abajures, armários e tapetes ajudarão você a manter o ambiente organizado e confortável.

Você pode investir em tons claros e pastéis, pois eles dão a sensação de relaxamento, que é ideal para os quartos. Porém, nada impede de usar cores mais fortes e vibrantes, evite apenas os tons que deixam o cérebro em estado de alerta, pois as cores refletem o nosso estado de espírito e personalidade. Tente pintar as paredes com cores diferentes, você poderá dar destaque a alguma região do quarto, o que trará um efeito bem legal.

Banheiro e lavanderia

Ter um cesto de roupas sujas no banheiro ajuda na praticidade para lavar as roupas. Armários, porta-toalha, saboneteiras e porta-escovas de dentes ajudam a deixar o ambiente organizado e mais limpo visualmente.

Na lavanderia, armários facilitarão a guardar os itens e utensílios de limpeza, como sabão em pó, vassouras, rodos e panos. Pregadores de roupas e um bom varal também facilitam no dia a dia para estender as roupas.

2. Realize a limpeza diária e semanal da casa

Limpeza é algo básico para manter a casa confortável. Esfregões, vassouras, rodos e aspiradores verticais são itens que ajudam a deixar a limpeza do dia a dia mais prática.

É aconselhável manter uma rotina de limpeza. Então, para tarefas mais pesadas, você pode realizar de duas a três vezes por semana. Já para a limpeza diária, faça com calma e em seu tempo. Há dias que não temos tempo de fazer algumas tarefas e está tudo bem, faz parte da rotina corrida.

Perfumar a casa com aromas de sua preferência também deixa o lar com a sua personalidade. Quem gosta de produtos naturais, pode testar aromas caseiros. Tente bater cascas de limão ou laranjas no liquidificador; depois, coe e coloque em um borrifador. Você terá o aroma de limão ou laranja delicioso em sua casa.

3. Trabalhe a influência das cores nos ambientes

A influência das cores em nosso dia a dia faz muita diferença em vários sentidos, como em nosso humor ou na sensação de ampliar ou diminuir o espaço. Há estudos que indicam que algumas cores e desenhos induzem ao sono, melhoram a saúde, proporcionam força, coragem, alegria, amor e ajudam na concentração para os estudos.

Borboletas coloridas no quarto das crianças têm o significado de transformação. Corujas e cores mais neutras representam sabedoria e são ótimas para escritórios e ambientes de estudo. O azul induz ao relaxamento e à paz, requisitos incríveis para inserir nos banheiros e quartos.

Busque cores que proporcionam a sensação de tranquilidade e o relaxamento também para pintar as paredes dos ambientes de lazer, como a sala de televisão. Vale também usar mantas coloridas nos sofás, almofadas, cortinas com estampas alegres, tapetes e objetos de valor afetivo de sua história de vida, como fotos, quadros, lembranças de viagens ou velas. A imagem de momentos felizes é importante para uma casa confortável.

4. Invista em uma iluminação adequada

A iluminação também faz muita diferença nos ambientes para relaxar ou despertar e os espelhos ajudam a duplicar a luz e o espaço. Se você gosta de ambientes mais escuros, mantenha abajures com luz fraca. Se prefere ambientes mais claros, aposte na luz natural. Amplie as janelas e, se morar em casa, crie claraboias no teto. Elas dão um toque especial na decoração!

Como falamos no tópico anterior, a influência das cores é importante para manter sua casa confortável. No mercado, já existem opções de lâmpadas que mudam de cor, bastando apenas escolher por um controle a cor que desejar.

5. Adquira plantas ornamentais e ervas de tempero

As plantas dão um charme na decoração da casa, especialmente se combinadas com as cores das paredes. O conforto visual e o prazer de ter algo vivo quando você chega em casa não tem preço. Além disso, muitas delas trazem prosperidade e proteção para o lar.

Se você não tem o hábito de cuidar de plantas, existem espécies que não requerem tanta luz, como a Zamioculca, a Espada de São Jorge e as Suculentas, que só precisam ser regadas semanalmente ou, até, mensalmente.

As ervas comestíveis, como o orégano, a salsinha, o louro e o manjericão, são bem fáceis de adquirir e cuidar. Você terá essas delícias na hora de cozinhar e aromas deliciosos pela casa. Plantas são renovadoras de oxigênio e energias, invista nelas!

Para finalizar, é muito bom chegar em casa e ter algo gostoso para comer. Por isso, deixe sempre sua casa abastecida com guloseimas e bebidas de sua preferência.

Lembre-se de planejar a limpeza, a organização e as compras do mês para não precisar realizar tudo de última hora. Busque também referências de decoração para deixar o lar do seu jeitinho.

E então, gostou das dicas para deixar a casa confortável? Estamos preparando várias outras informações como essas para ajudar você a ter um lar maravilhoso! Afinal, tudo o que mais queremos é que nossa casa transmita nossa personalidade e que seja acolhedora!

Para receber mais dicas e referências para seu lar, siga nosso perfil no Instagram!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx