Bairros

21 de fevereiro de 2024

Descubra tudo sobre morar na Zona Leste de São Paulo

Vida em condomínio

1 de fevereiro de 2024

Churrasqueira no condomínio: benefícios desse espaço e regras que precisam ser seguidas

Dicas para montar um jardim na varanda do apartamento

Data de publicação:

4 de fevereiro de 2022

Categoria:

Decoração

Leitura:

3 minutos

jardim na varanda do apartamento

 Veja como ter um jardim na varanda do apartamento e ter mais contato com a natureza. Para deixar o seu lar mais alegre!

A varanda já deixou de ser apenas um cantinho para apreciar a vista e respirar ar fresco no apartamento para tornar-se um ambiente muito mais útil e flexível, unindo elementos de decoração e socialização. Para te ajudar a trazer um pedacinho da natureza para essa área, separamos algumas dicas de como criar um lindo jardim na varanda do apartamento sem precisar de muito espaço. Confira!

Jardim vertical na parede

Essa é a melhor opção para quem adora as plantinhas e deseja montar um jardim com bastante variedade, afinal, é a melhor forma de otimizar o espaço, mesmo em varandas pequenas. Como o chão estará livre, uma dica é completar o ambiente com uma mesinha e cadeiras ou apenas espalhar futons e almofadas pelo chão, para deixá-lo mais aconchegante.

Para montar seu jardim vertical, você pode optar por painéis próprios para essa finalidade ou apenas espalhar vasinhos pelas paredes, seja sobre prateleiras ou em floreiras.

Para quem gosta de uma decoração mais clássica e com jeitinho de casinha do interior, uma opção interessante é colocar vasinhos com pequenas plantas em alguma janela.

A composição do jardim vertical na varanda depende da intenção, sendo que plantas grandes e pendentes, como samambaias, são excelentes para atrair a atenção até de quem está longe, e plantas ornamentais e menores são perfeitas para quem prefere manter o ambiente mais discreto e intimista.

Caso queira algo mais funcional, montar uma horta vertical é uma boa pedida.

Vasos no chão

O ideal é criar uma composição de vasos grandes com plantas mais altas e até pequenas árvores, que atraem a atenção e funcionam como objetos de decoração que podem ir do chão ao teto.

No caso de varandas maiores, é possível mesclar os vasinhos com um jardim vertical e alguns móveis ou objetos para sentar e relaxar, como mesa e cadeiras ou futons.

O importante é saber combinar cores e formas das plantas e vasos para deixar o espaço incrível.

Jardim pendente

Uma tendência maravilhosa para destacar seu jardim na varanda do apartamento é pendurar alguns vasos de plantas no teto ou nas paredes, seja por correntes ou suportes de macramê.

O resultado é muito bonito, moderno e ocupa pouco espaço, além de abrir espaço para colocar a criatividade em prática na hora de montar a composição dos vasos.

Vantagens do jardim na varanda

Criar plantas em casa é uma excelente opção para refrescar os ambientes e purificar o ar, assim, o ideal é manter alguns vasinhos espalhados por todos os cantos do apartamento.

Entretanto, algumas espécies necessitam de luz solar intensa, muito ar e espaço para crescer e se desenvolver, tornando-se candidatas perfeitas para começar um pequeno jardim na varanda.

Além de deixar um ambiente muito mais bonito e acolhedor, seja para relaxar, receber visitas ou até trabalhar ao ar livre, o jardim na varanda do apartamento traz inúmeros benefícios à saúde, já que as plantas melhoram a qualidade do ar e minimizam consideravelmente os efeitos da poluição urbana.

Além disso, é possível plantar legumes, verduras e hortaliças para o consumo de alimentos orgânicos e frescos.

Para não perder nossos conteúdos e outras dicas do mercado imobiliário, faça seu cadastro abaixo:


 

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Fique por dentro das novidades da Conx